A popularidade do basquete é a menor desde 1981 nos Estados Unidos segundo o Instituto Gallup, que desde 1937 pergunta aos norte-americanos a qual esporte eles mais gostam de assistir. O levantamento realizado no começo de dezembro, a modalidade tem hoje a preferência de apenas 9% da população dos Estados Unidos. Em 1997, quando Michael Jordan, Larry Bird e Magic Johnson jogavam, a porcentagem da popularidade do basquete era de 17%, superando o beisebol e outros esportes.
A boa notícia para o basquete, segundo o Instituto, é o percentual de jovens e mulheres envolvidos com o jogo. Para 16% dos entrevistados de 18 a 29 anos, por exemplo, o basquete é mais relevante que o beisebol. Entre as mulheres, estrato em que o futebol americano tem seu menor índice (32% de preferência), 13% são fãs de LeBron James e outros astros da NBA.
No Brasil, levantamentos mais recentes mostram que o basquete, que ja foi o segundo esporte mais popular, já foi ultrapassado por vôlei e esportes de ação na preferência dos torcedores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário