terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Os favoritos ao título de MVP do "All-Star Game"

Allen Iverson, Shaquille O’Neal, Kobe Bryant e LeBron James são os jogadores que têm a chance de conquistar o terceiro título de MVP no Jogo das Estrelas deste ano. Apenas três atletas na história da NBA já alcançaram ou superaram essa marca. Oscar Robertson (Cincinatti Royals) e Michael Jordan (Chicago Bulls) foram os melhores do “All-Star Game” três vezes, enquanto o recorde fica com Bob Petit (Saint Louis Hawks) que venceu o troféu em quatro ocasiões.

Os grandes favoritos ao MVP em 2009 são, definitivamente, os alas Kobe Bryant e LeBron James. Nos últimos três anos, os dois jogadores roubaram a cena. James venceu em 2006 e 2008, enquanto Bryant foi o MVP de 2007.

Nesta temporada regular, os astros foram os responsáveis por uma sequência de noites memoráveis no Madison Square Garden. O ala dos Lakers bateu o recorde de pontos numa partida dentro do ginásio, 61 pontos. E duas noites depois, o ídolo dos Cavs quase completou um triplo-duplo, anotando 52 pontos, 11 assistências e 9 rebotes.

A rivalidade entre os dois jogadores está sendo um show aparte na NBA. Entretanto, na história do “All-Star Game”, outros jogadores se destacaram mais nessas condições do que os favoritos ao título de MVP.

No Jogo das Estrelas de 1987, havia uma infinidade de astros como Julius Erving, Michael Jordan e Larry Bird, no lado Leste, e Magic Johnson, Kareem Abdul-Jabbar e Hakeem Olajuwon, no time do Oeste. No entanto, foi o ala do Phoenix Suns, Tom Chambers, que acabou com a partida, com 34 pontos, liderando o Oeste à vitória na prorrogação, 154 a 149.
Em 1995, todos os olhos estavam voltados para o duelo entre os pivôs Shaquille O’Neal e Hakeem Olajuwon, mas quem brilhou mesmo foi o ala do Sacramento Kings, Mitch Richmond, com 23 pontos em 22 minutos.

Dois anos mais tarde, enquanto o favorito Michael Jordan fazia um triplo-duplo de 14 pontos, 11 assistências e 11 rebotes, Glen Rice, recebia o troféu de MVP do Jogo das Estrelas, com uma performance memorável. O ala do Charlotte Hornets marcou 26 pontos em apenas 25 minutos, sendo que 20 deles só no terceiro quarto. Um recorde.
Com esse histórico, é possível que o “All-Star Game” seja a noite de Dwight Howard, Chris Paul ou Dwyane Wade, jogadores que não são favoritos ao troféu de MVP, mas tem as características perfeitas para brilharem num jogo festivo como esse.
Além dos três, nomes como Joe Johnson e Paul Pierce, exímios acertadores de 3-pontos no selecionado Leste, Dirk Nowitzki e Pau Gasol, os gigantes do time Oeste, e, ainda, o rápido e brilhante armador francês Tony Parker, também do lado Oeste, podem ser fortes candidatos ao título de MVP de 2009.