terça-feira, 31 de março de 2009

Assistente técnico do Spurs é o novo treinador da seleção australiana masculina

De olho nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, a federação australiana de basquete, Basketball Australia, anunciou o novo treinador de sua seleção masculina hoje: o americano Brett Brown, de 48 anos, que atua como assistente técnico de Gregg Popovich no San Antonio Spurs, da NBA, há seis anos.

Brown assumirá o cargo que foi de seu compatriota Brian Goorjian nos últimos dois ciclos olímpicos. Goorjian, seis vezes campeão da liga australiana e seis vezes nomeado Técnico do Ano no país, comandou a equipe australiana nos Jogos de Atenas em 2004 e Pequim em 2008, além do Mundial do Japão em 2006. Ele havia se retirado da seleção após a campanha na China no ano passado, mas se recolocou à disposição da federação posteriormente. A Basketball Australia, porém, optou por um novo técnico.

O novo técnico tem expectativas altas para os Jogos de Londres: quer o pódio. “O mundo está evoluindo, mas eu não posso dar para trás no nosso objetivo. Não posso deixar que meus jogadores pensem em nada além disso”, declarou Brown à imprensa australiana.

Popovich deu sua bênção ao assistente. “Brett Brown tem sido preponderante para o sucesso do San Antonio Spurs na última década, e estou confiante que suas habilidades técnicas e pessoais serão bem recebidas pela seleção”, disse o treinador do Spurs.

Os principais jogadores australianos lamentaram a saída de Goorjian, que levou o país às quartas-de-final em Pequim e às oitavas-de-final no Mundial de 2006.Em ambas as ocasiões, os australianos foram derrotados pela seleção dos Estados Unidos. Ao mesmo tempo, deram as boas-vindas a Brown. “Adorei ter Brian como técnico dos Boomers(seleção australiana) e gostei da estrada que viajamos. Passei três anos com Brett no Sydney Kings, e estou muito feliz por ele receber esta oportunidade. Estou animado para trabalhar com ele”, disse Matt Nielsen, capitão da seleção e jogador do Pamesa Valencia, da liga ACB espanhola.

“Trabalhei com ele (Goorjian) por muito tempo, não só com os Boomers em duas Olimpíadas, mas como juvenil, crescendo em Melbourne. Mas estou ansioso para começar a trabalhar com Brett. Eu espero que possamos continuar a melhorar como uma nação basqueteira e, quem sabe um dia, conseguir aquela medalha que buscamos tanto em uma Olimpíada”, disse o pivô Andrew Bogut, do Milwaukee Bucks da NBA.

O primeiro desafio de Brown virá ao final da temporada da NBA, no verão australiano, quando a Austrália enfrentará a Nova Zelândia pelo título da Oceania e uma vaga no Mundial da Turquia em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário