domingo, 3 de maio de 2009

Ta pintando competição no lado Oeste

O favoritismo é um fator utilizado bastante no esporte. A imprensa sempre gosta de apontar o favorito. O time favorito não assume o favoritismo. E o adversário usa o favoritismo como motivação.
Na conferência oeste, desde o começo da temporada, o Los Angeles Lakers joga com o favoritismo nas costas. Diversos motivos apontam para isso. Eles são os atuais campeões da conferência, possuem no elenco o ala Kobe Bryant, não engoliram a derrota nas finais da NBA do ano passado e tiveram a melhor campanha no lado oeste este ano.
Se, no início do campeonato, você perguntasse para qualquer entendedor de basquete qual seria a final da NBA em 2009, a dúvida ficaria somente no time do lado leste. No entanto, 90% das respostas indicariam os Lakers como campeões da conferência oeste.
Esse panorama continua até hoje. Porém, o desempenho de um outro time do oeste chama a atenção. O Denver Nuggets fez uma boa temporada regular, com o mesmo número de vitórias do Portland Trail Blazers e do San Antonio Spurs. O time do Colorado classificou em segundo e, antes dos playoffs, era mais um que teria a missão de bater os Lakers.
Agora, após a tranquila vitória sobre o New Orleans Hornets por 4 a 1, nas oitavas-de-final, os Nuggets chegam forte para a disputa do título. Foram quatro vitórias convincentes, com diferenças acima de 15 pontos em todas elas. O quarto jogo da série, inclusive, foi uma lavada de 121 a 63.
Os números do Denver Nuggets nestes playoffs são fantásticos. A equipe é líder em pontos marcados e sofridos no lado oeste e, ainda, possui a melhor porcentagem de cestas de quadra e 3-pontos dos playoffs.
Tudo isso, graças ao trabalho em equipe, obviamente, mas também ao crescimento do desempenho do armador Chanucey Billups. O jogador chegou nos Nuggets nesta temporada após ser envolvido numa troca com Allen Iverson, que foi para o Detroit Pistons. Ele foi, sem dúvida, a melhor aquisição de um time da NBA, este ano.
O Denver ganhou muito com sua chegada, já que nos últimos campeonatos, a equipe sentiu falta de um bom armador. O grande mérito de Billups é a sua evolução em momentos decisivos. Foi assim em 2004, quando liderou os Pistons na conquista do título da NBA e venceu o troféu de MVP das finais. E está sendo agora nos playoffs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário