Hoje conheceremos um pouco mais de Shawn "The Reigh Man" Kemp, mas um excelente jogador que teve um fim decadente por sua vida conturbada
Início
Kemp começou na Concord High School, Indiana. Ele era considerado um dos 5 melhores jogadores do país. Com muita fama, foi para na universidade de Kentucky.Porém, teve problemas de relacionamento e mudou-se para a Trinity Valley Community College, Texas. Depois de 6 meses na TVCC e com 19 anos, Shawn Kemp foi para o draft de 1989 sem nenhum experiência universitária.
NBA
Seattle Supersonics
Foi escolhido na primeira rodada do draft, surpreendendo a todos. Impressionou a todos com seus voos e enterradas espetaculares. Juntamente com Gary Payton, levavam sempre o Supersonics aos Playoffs. Seu apelido The Reign Man foi dado pelo anunciador do time Kevin Calabro, que viu o nome em um pôster e decidiu colocar em suas apresentações.
Foi escolhido na primeira rodada do draft, surpreendendo a todos. Impressionou a todos com seus voos e enterradas espetaculares. Juntamente com Gary Payton, levavam sempre o Supersonics aos Playoffs. Seu apelido The Reign Man foi dado pelo anunciador do time Kevin Calabro, que viu o nome em um pôster e decidiu colocar em suas apresentações.
Sua carreira sempre foi marcada por suas enterradas espetaculares, porém o jogador não conquistou muitos títulos por equipes nem individuais. Na temporada 1995/96 liderou o Seattle a um recorde de 64 vitórias e chegou as finais da NBA, porém parou em Michael Jordan e no Chicago Bulls.
Com o aumento da popularidade da liga, também cresceram os contratos. Para um jogador de seu calibre, Shawn tinha um dos piores salários. Porém o time não quis renovar o vínculo com o jogador, que se recusou a jogar a temporada. O resultado foi uma troca envolvendo 3 times (Cleveland Cavaliers, Milwaukee Bucks e Seattle Supersonics).
Cleveland Cavaliers
Kemp jogou 3 temporadas com os Cavaliers, onde teve problemas com seu peso e não tinha mais a força que o tornou famoso no Seattle. Durante a pré-temporada de 1998/99, apareceu com 125 kg, quando seu peso normal seria 110 kg. Mesmo com estes problemas, ele mantinha médias de 20,5 pontos e 9,2 rebotes.
Portland Trail Blazers
Foi trocado para o Portland, depois da temporada 1999/00. Apesar da mudança de ares, sua carreira declinou consideravelmente. Seus ultimos anos como profissionar foram marcados por problemas com seu peso, além de ser notícia na imprensa pela cocaína e abusos do álcool. Sua única temporada no time acabou cedo quando ele teve que entrar em uma clínica de reabilitação. Voltou da clínica no final da 2000, porém teve duas temporadas desastrosas e Portland dispensou Shawn Kemp.
Orlando Magic
No início de 2002, o Orlando Magic tentou apostar no jogador, já com 30 anos. Mais uma vez ele não jogou bem e foi dispensando no final da temporada 2002/03.
Voltas para a NBA
No final da temporada 2005/06, Kemp tentou voltar a liga, com o Dallas Mavericks demonstrando interesse na contratação do jogador para a disputa dos Playoffs daquele ano. O jogador vinha treinando muito em Houston, porém faltou ao encontro com o então técnico Avery Johnson.
Ainda em 2006, depois de 3 meses preso por porte de drogas, o Denver Post noticiou que o jogador estava treinando e havia chegado ao peso ideal. Além disto, estava empolgado em voltar a NBA e "terminar a carreira da forma certa". Porém, faltou mais uma vez a uma reunião com representates do Denver Nuggets. Ainda tentou o Chicago Bulls, sem sucesso.
Jogando na Itália
Depois das sucessivas falhas na tentativa de voltar a NBA, Kemp mudou de objetivo e assinou contrato de um ano com o Premiata Montegranaro, da Itália. Jogou 3 jogos na pré-temporada, porém teve que voltar para Houston, pois sua casa havia sido derrubada pelo Furacão Ike. As partes concordaram em terminar o vínculo do jogador.
Vida particular
Kemp é pai de 7 filhos, o que é alvo de piadas. Seu filho mais velho, Shawn Kemp Jr., jogará na universidade de Alabama, depois de se destacar no High School. Joga na mesma posição que o pai, porém com 2,06 m e 100 kg. Inclusive Shawn Jr. foi disputado por várias universidades, como Kentucky (onde o pai iria jogar), Florida, Alabama e Indiana. A vida do ex-jogador também foi marcada por problemas policiais. Foi preso em 2005 por porte de drogas. Em seu carro, foram achados cocaína, 60 g de maconha e uma pistola. No ano seguinte, foi novamente preso com maconha.
Dados
Apelidos: The Reign Man, The Manchild (em alusão a seus 7 filhos)
Posição/Camisas: Ala-Pivô / 40, 4
Altura/Peso: 2,08 m , 130 kg
Local e data de nascimento: 26 de novembro de 1969, Elkhart, Indiana
High School/Universidade: Concord / Nenhuma
Draft: 1989 NBA Draft, Round: 1, Pick: 17
Anos de NBA: 1989-2003 (14 anos)
Times: Seattle Supersonics (1989-1997), Cleveland Cavaliers (1997-2000), Portland Trail Blazers (2000-2002), Orlando Magic (2002-2003)
Prêmios
5x NBA All-Star (1993-1998)
3x All-NBA Second Team (1993-1996)
1x Olympic Champion (1994)
Fotos
Com a camisa do Cleveland Cavaliers
Pelo Portland, Shawn Kemp estava bem mais "cheinho"
No Orlando, tentando dar a volta por cima
Vídeo
___________________________________________________________________
* Próximo jogador da série será Clyde Drexler, campeão da NBA em 1995, que marcou história no Portland Trail Blazers
** Críticas, elogios e sugestões são sempre bem-vindos
Muito bom. :D
ResponderExcluirObrigado Matheus
ResponderExcluirTa ótimo, parabens!
ResponderExcluirObrigado Leo
ResponderExcluir