quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Adidas e Nike brigam pelo MVP

O jogador mais valioso da temporada passada está sendo cobiçado pelas duas maiores empresas de material esportivo do mundo. LeBron James tem contrato com a empresa americana até o fim da temporada 2009/10 e os alemães podem entrar na briga por ele. Atualmente, James é o principal jogador de basquete da Nike. Seu contrato foi feito quando ele ainda estava no High School e rende $ 13 milhões anuais para o jogador. O “problema” é que o acordo foi feito de acordo com um jogador que era apenas uma grande promessa. E agora, mesmo sendo um dos maiores jogadores da liga, as vendas não refletem isso. LeBron é atualmente do primeiro escalão da empresa americana, juntamente com astros de outros esportes como Tiger Woods, Cristiano Ronaldo e Roger Federer.

Porém, as vendas de seus produtos não chegam nem perto destas estrelas. A linha de produtos de Michael Jordan, por exemplo, representam 92,8 % dos tênis de basquete que a marca comercializa. A linha de Jordan ainda é impulsionada por uma série de jogadores em atividade que usam o tênis da Lenda (Dwyane Wade, por exemplo, usará o tênis do ídolo). Então, o “problema” é quanto a Nike oferecerá pelo MVP. As negociações ainda não começaram, porém a expectativa é que o valor desembolsado atualmente reduza, tanto pela “decepção” nas vendas quanto pela crise econômica. Isso abriria espaço para a Adidas. A marca européia tem hoje como maior nome na NBA o ala-pivô Kevin Garnett. Além disso, conquistar o mercado americano, casa da rival Nike, é uma das estratégias da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário