segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Análise – Os 10 times que mais decepcionaram na década

10. Miami Heat (2004/05)

Shaquille O’Neal chegou com muito cartaz no Heat, mas com o tempo viu-se que o grande protagonista do time era Dwyane Wade, que permitiu que o Miami ganhasse 59 jogos na primeira temporada com Shaq. Treinado por Stan Van Gundy, com Wade em seu segundo ano, o time estava bem na defesa (6º no geral) e no ataque (5º no geral) e recebeu a ajuda de Damon Jones, Eddie Jones, Christian Laettner e Udonis Haslem.

Infelizmente, com Wade (e em menos quantidade, O’Neal) machucados para o Jogo 7 das Finais da Conferência Leste, o Pistons superou o Heat em Miami. Logo em seguida, o GM Pat Riley passou a trocar a maioria das estrelas da companhia em prol de alguns bons jogadores, incluindo Antoine Walker, Jason Williams e James Posey. De alguma forma isso funcionou, e o Heat ganhou um anel em 2006.

Quinteto titular

1. Damon Jones / 2. Dwyane Wade / 3. Rasual Butler / 4. Udonis Haslem / 5. Shaquille O’Neal

9. Detroit Pistons (2005/06)

Com Flip Saunders tranformando uma má defesa (17º no geral) para uma excelente (4º no geral) e sustentou a defesa (de 3º para 5º no geral), o Pistons foram cogitados para ganhar 70 vezes, não teve um bom Março e Abril e acabou com 47-9, depois de ter vencido 30 seguidas. O time continuou caindo, mesmo passando com muitas dificuldades por Milwaukee e Cleveland, perdeu para o Heat, na reedição das Finais da Conferência Leste da temporada anterior.

Quinteto titular

1. Chauncey Billups / 2. Richard Hamilton / 3. Tayshaun Prince / 4. Rasheed Wallace / 5. Ben Wallace

8. Phoenix Suns (2004/05)

É difícil de falar o quanto essa temporada do Suns significou para muitas gerações de fãs da NBA. Eles eram leves, rápidos, jogavam sem preocupação, comandados por Steve Nash, mas também levaram o nível da temporada para o alto. Jogavam com a posse da bola e ao mesmo tempo em velocidade. Com 62 vitórias e 110 pontos por jogo porém com uma regular defesa.

Os Playoffs pareciam ser uma repetição da temporada regular até Joe Johnson se machucar, no Jogo 2 das Finais da Conferência Oeste. Jim Johnson foi a escolha certa, porém não substituiu a altura o titular. Parou nesta fase, para o San Antonio Spurs.

Quinteto

1. Steve Nash / 2. Quentin Richardson / 3. Joe Johnson / 4. Shawn Marion / 5. Amare Stoudemire

7. Minnesota Timberwolves (2003/04)

Uma temporada espetacular do MVP Kevin Garnett, com 24 pontos, 14 rebotes de média e mais a ajuda de Latrell Sprewell e com Sam Cassell em sua melhor fase na carreira, fazendo 20 pontos e 7 assistências de média colocaram o Wolves em um nível jamais vivido pela franquia em sua história.

Eles poderiam ter ganho. Mas Sam Cassell se machucou. Com o All-Star de fora, coube a Darrick Marti, Fred Hoiberg além do próprio KG conduzir a bola para a quadra de ataque. Perderam nas Finais da Conferência Oeste para o Lakers. Pelo menos o MVP teve um dos melhores Jogos 7 de todos os tempos, ao anotar 32 pontos, 21 rebotes, 5 bloqueios, 4 roubos, 2 assistências e 2 erros na segunda rodada contra Sacramento.

Quinteto

1. Sam Cassell / 2. Trenton Hassell / 3. Latrell Sprewell / 4. Kevin Garnett / 5. Michael Olowokandi

6. Los Angeles Lakers (2003/04)

Essa poderia ter sido uma das maiores equipes da história. Porém, nada deu certo. Tudo foi por terra, nas Finais da NBA, contra o Pistons. O Lakers contratou Gary Payton e Karl Malone por contratos baratos antes do início da temporada, torcendo para suprir as deficiências que os derrotaram uma temporada antes para o Spurs. Porém, tudo isso foi sufocado pelos problemas legais de Kobe Bryant nesse ano (acusado de estupro).

Além dos problemas de Bryant fora de quadra, seu egoísmo e ar de superioridade cresceram, o que não ajudou em nada na harmonia do grupo. Payton não foi bem no ataque, O’Neal não entrou em forma e Malone (o soldado solitário) teve que lidar com duas graves lesões no joelho em Dezembro (com o Lakers com 20-5) e em Junho (as vésperas das Finais)

Quinteto

1. Gary Payton / 2. Kobe Bryant / 3. Devean George / 4. Karl Malone / 5. Shaquille O’Neal

5. Dallas Mavericks (2006/07)

Eles eram os favoritos, com 67 vitórias, vindo com sede de vitória depois de derrotas nas Finais de 2006 para o Miami Heat e com Dirk Nowitzki sendo o MVP. Entraram nos Playoffs com um recorde de 67-15. Os maiores advesários seriam o Spurs. Mas eles não chegaram nem perto de enfrentá-los. O Golden State Warriors derrotou o time de melhor campanha da temporada em 6 jogos, na primeira rodada.

Quinteto

1. Devin Harris / 2. Jason Terry / 3. Josh Howard / 4. Dirk Nowitzki / 5. Erick Dampier

4. Portland Trail Blazers (1999-00)

Um ótimo time que perdeu a chance de chegar as Finais com uma série de lesões e um péssimo Playoff, perdendo de virada para o Lakers em um Jogo 7. As coisas começaram promissoras. Com contratações como Scottie Pippen, Steve Smith e Detlef Schrempf. A equipe, porém, só tinha uma jogada, seus arremessos. Também não tinha banco. E no Jogo 7, isso tudo, de uma vez só, apareceu. As bolas não caíram.

Quinteto

1. Damon Stoudamire / 2. Steve Smith / 3. Scottie Pippen / 4. Rasheed Wallace / 5. Arvydas Sabonis

3. San Antonio Spurs (2003-04)

Depois de ter ganho o título de 2002/03, o Spurs com Ginobili e Parker vinha com sede de mais um anel. Antes do título de 2003, vinha de duas eliminações nos Playoffs para o Lakers (2000/01 e 2001/02). E isso tornou a ocorrer nos Playoffs de 2004. E a derrota foi ainda pior em um jogo emocionante, no qual o Spurs fez uma cesta de 3 faltando 1 segundo, e Derek Fisher, depois do tempo técnico, virou o jogo faltando 0,4 segundo. Eles ainda tiveram a chance do Jogo 6 das Semifinais da Conferência Oeste.

Quinteto

1. Tony Parker / 2. Manu Ginobili / 3. Bruce Bowen / 4. Tim Duncan / 5. Radoslav Nesterovic

2. Sacramento Kings (2001/02)

Este time merecia um título. Mas o Kings era atrapalhado pela arbitragem nesse ano. Mesmo que no Jogo 6 das Finais da Conferência Oeste eles tenham sido ajudados, no Jogo 5 e 7 contra o Lakers eles foram prejudicados com algumas marcações erradas e ficaram nas Finais da Conferência Oeste. Mesmo assim, 6 jogadores daquele time tinham double-doubles de média (sendo Chris Webber e Peja Stojakovic com média de 20 pontos por jogo) e a 6ª melhor defesa da NBA.

Quinteto

1. Mike Bibby / 2. Doug Christie / 3. Peja Stojakovic / 4. Chris Webber / 5. Vlade Divac

1.Cleveland Cavaliers (2008/09)

Esse Cleveland Cavaliers teve 66 vitórias, o Técnico do Ano (Mike Brown) e o MVP (LeBron James). Mesmo assim, eles perderam para o Orlando Magic nas Finais da Conferência Leste. Ninguém foi demitido, não houve reformulação no elenco e trouxeram ainda um bom reforço (Shaquille O’Neal). Eles estão fazendo os negócios certos.Sabendo que a equipe terá o MVP com apenas 24 anos até pelo menos a próxima temporada também ajuda. Mesmo assim, por muito tempo ficará na memória o time que chegou como 74-16, invicto nos Playoffs, perdeu para o Orlando Magic.

Quinteto

1. Mo Williams / 2. Delonte West / 3. LeBron James / 4. Anderson Varejão / 5. Zydrunas Ilgauskas

Nenhum comentário:

Postar um comentário