segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Análise - Os 5 times que mais surpreenderão a NBA

Phoenix Suns (46-36)
Sim, o Suns perdeu os Playoffs pela primeira vez em cinco anos. Eles também não se reforçaram muito. Mas abriu-se uma vaga com o enfraquecimento do Houston. E o favorito para ocupar este lugar é o Phoenix Suns. Apenas 7 jogos separaram o Phoenix dos Playoffs e os outros seis da Conferência Oeste não melhorarão a ponto de conseguir mais 20 vitórias que tinham de diferença para o último colocado do Oeste (Rockets). A saída de Shaquille O’Neal dá mais mobilidade e liberdade ofensiva ao principal trio do time (Steve Nash, Amare Stoudemire e Jason Richardson). Não é garantido, mas as chances do time melhoraram bastante, para pelo menos continuar com 45 vitórias. Não se esqueça também que Stoudemire perdeu 30 jogos na temporada passada por sua lesão no olho.

Washington Wizards (19-63)
A Conferência Leste será muito competitiva nesta temporada. Wizards e Raptors estão no caminho para melhorar suas campanhas e nenhum dos que foram aos Playoffs pioraram muito (com exceção do Philadelphia). Melhorar 20 vitórias não é fácil, mas o Wizards pode se espelhar no Heat do ano retrasado, que se recuperou de uma campanha de 15 vitórias para uma de 43 vitórias. E o Washington ainda tem os “reforços” de Gilbert Arenas e Brendan Haywood, além de ter recebido Randy Foye e Mike Miller. Porém, perdeu alguns homens altos do garrafão (Etan Thomas, Darius Songaila e Oleksiy Pecherov). Por isso, precisará dos reservas Andray Blatche e JaVale McGee. E eles não estão nem a altura dos ex-titulares, quanto mais para competir com o Big Three. Um lado positivo é o técnico Flip Saunders, que saberá usar bem o poderio ofensivo do time.

Toronto Raptors (33-49)
Brian Colangelo provavelmente usou alguma mágica para conseguir contratar Hedo Turkoglu e praticamente ganhar um bom ala (Antoine Wright). Além disso, reforçou o banco com Jarrett Jack e Rasho Nesterovic. E Turkoglu se encaixará perfeitamente com Calderon e Bosh. Podem esquecer os últimos dois anos do time canadense. Provavelmente a meta para Playoffs será 41 vitorias, e acho que o Raptors consegue essa marca. Mesmo com os reforços, será essencial que Andrea Bargnani continuar a melhorar.

Oklahoma City Thunder (23-59)
Se o Suns não continuar o mesmo, o único time que não ganhou 30 vezes na temporada que pode surpreender é o Thunder. Kevin Durant será a próxima estrela da NBA e com outros ótimos jogadores, o Oklahoma City tem um futuro brilhante. O GM Sam Presti optou por não utilizar muito da sua folha salarial nesta temporada, o que pode ser o melhor plano para o time a longo prazo. Nesta temporada pode melhorar 10 ou 12 vitórias, ou seja, nesta temporada é um pouco irreal. Mas o futuro espera este time.

Charlotte Bobcats (35-47)
Após um início de 7-18 na temporada passada, o Bobcats se recuperou. O treinador Larry Brown gosta de reconstruir times e ele agora tem um ano para contratar os jogadores que ele gosta. Isso significa que não seria nenhuma surpresa um recorde positivo nesta temporada. O elenco ainda é relativamente jovem, e o Bobcats tem melhorado seu recorde toda temporada. Acho que ainda faltam algumas temporadas para os Playoffs, mas quem sabe uma sequencia muito boa pode dar chance.

Um comentário:

  1. Bela análise cara! Concordo e digo que o Portland e o Thunder se não perderam ninguem serão os times do futuro!

    ResponderExcluir