segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Coluna Fade-Away: Encerramento de ciclos

Ciclos vencedores, infelizmente ou não, não duram para sempre. Os jogadores envelhecem, o método envelhece e chega a hora de começar a "se livrar" das peças tão valiosas que agora não valem nada.

Alguns times sabem lidar com essa mudança, já outros como mostraram os Pistons, passam do papel de um dos melhores times da NBA, que sempre estava na briga, para uma equipe que tem o sonho de entrar nos playoffs com a 8° posição da coferência leste. Estou falando do Detroit Pistons e futuramente do San Antonio Spurs.

Os Pistons de uma franquia imponente quando chegou ao título em 2004, e chegando sempre nas finais de conferência por 4 anos seguidos, teve seu ciclo terminado em 2008, foi só o armador titular (Chauncey Billups) cair fora que o time entrou em uma decadência, os jogadores eram quase os mesmos, só que os métodos já terminaram. No outro ano foi a vez de Sheed seguir o seu caminho. Os últimos moicanos foram Hamilton e Prince e os dois agora não tem mais aquele jogo que os fez chagar ao título, muito devido à quebra do conjunto. O Detroit tentou mudar contratando Ben Gordon e Charlie Villanueva que viviam bons momentos em seus times e que não deram certo no Pistons, sendo que a equipe, se a season terminasse hoje, não estaria nem nos playoffs.

Provavelmente o outro time que passará a sofrer com esse problema é o San Antonio Spurs, a equipe está tentando se re-alinhar também e procura rejuvelecer o time. As contratações mudaram bem, antes eles contratavam mais medalhões como Kurt Thomas e Damon Stoudemire e agora resolveram assinar com um 4° elemento para audar o trio Parker, Duncan e Ginobili, esse foi Richard Jefferson. Provavelmente Duncan se aposente no máximo em 3 temporadas e mais provavelmente ainda o Spurs sofra muito sua saída, ele pode não desequilibrar como antes, mas ainda é o melhor ala-pivô da história da NBA e ainda tem uma regularidade brutal. O Spurs tem a escolha de Thiago Splitter para tentar repor Duncan, tarefa difícil para o brasileiro.

Franquias surgem, franquias caem, na NBA é assim, até Lakers e Celtics que são as franquias mais vencedoras já atravessaram seus momentos de crise, o que deve acontecer é uma recuperação rápida e uma competência para escolherem os jogadores certos para o início de novos ciclos vencedores.

Ei Galera! Podem dar dicas para a coluna senão vão começar a faltar assuntos para os posts, e eu tou adiantando o máximo que eu posso na "confecção" dos posts então preciso de assuntos!

10 comentários:

  1. O Spurs tem a escolha de Thiago Splitter para tentar repor Duncan, tarefa difícil para o brasileiro.

    não entendi, o spurs draftou o splitter no passado? e ainda detém o passe dele? é isso?

    ResponderExcluir
  2. Isso, Splitter ainda pertence ao Spurs só que se renovar novamente contrato com o Caja Laboral pode continuar atuando na espanha indefinidamente. Se for para a NBA ele será obrigatoriamente do Spurs.

    ResponderExcluir
  3. aaaah, entendi. brigadão! :)

    ResponderExcluir
  4. Poderia ser feita uma matéria comparando os rookies desse ano com os vovôs que estão prestes a se aposentar, tipo Iverson x Jennings, O´neal x Griffin (que ainda vai começar a jogar) etc. Assim veremos onde se ganha, onde se perde, e onde empata-se.

    ResponderExcluir
  5. um bom post seria de como a nba esta valorizando mais do que nunca a implementaçao em seus drafts e times de jogadores estrangeiros. E consequentemente de cada vez mais brasileiros.

    ResponderExcluir
  6. Gostei dos dois assuntos, logo mais falarei sobre eles!

    ResponderExcluir
  7. aonde está o link daqueles rookies que vocês fizeram antes do draft?

    ResponderExcluir
  8. Promessas da NCAA?? se for é só procurar ali em cima, onde tem umas bolas verdes, vai em séries.. ai vai aparecer..

    ResponderExcluir
  9. oopa, hehe, tava procurando do lado ali, brigadão!

    ResponderExcluir
  10. Duncan infelizmente se pronunciou já dizendo que esse provavelmente será sua ultima season em alto nível, pelo menos ele é humilde em reconhecer isso. Spurs pra mim vai ser um time que vai ficar igualzinho ao Pistons de hoje; mediocre.

    Boa matéria como sempre man, parabéns!

    ResponderExcluir