sábado, 19 de dezembro de 2009

Coluna Fade- Away: Houston joga coletivo

O que todos que acompanham NBA não podem negar que viram foi algum time que foi carregado por apenas um jogador, ou dois jogadores como o Miami Heat pelo Wade e o New Orleans Hornets pelo Chris Paul. Já Houston esse ano vem mudando de conceito.

O time do Houston Rockets vem sendo uma grata surpresa nessa temporada com a mudança no estilo de jogo que teve de ser quase que forçada devido as contusões de Yao Ming e Tracy McGrady além da saída de Ron Artest, essa foi substituida por Trevor Ariza que mesmo assim não possui ainda a capacidade de ser o jogador principal de uma equipe por muitas partidas. Jogadores como Aaron Brooks, Shane Battier, Luis Scola, *Carl Landry, *Kyle Lowry (*vindos do banco) e o proprio Ariza vem levando o time, dividindo as tarefas, vem na maioria dos jogos tendo uma média de volume de arremessos coletiva parecida e mantendo a equipe competitiva.

De um lado a divisão de tarefas teoricamente em finais de jogo levaria a um "efeito batata quente" com a bola, onde não teriamos um jogador que pegasse a bola e decidisse o jogo. Por outro lado o jogo coletivo é ótimo, um basquete vistoso de se ver com mais passes, jogadas mais pensadas e ninguem sente muito com a contusão de algum titular, o que acontece quando o time tem um craque. Agora mesmo com a volta (lenta) de T-Mac o Rockets ainda deve manter o estilo de jogo, sendo que o camisa 3 de Houston deve se adaptar a essa forma de jogar e deve se tornar mais uma arma para a equipe.

Uma estratégia de coletividade ainda abre assim como defesas, portas para os playoffs que com o elenco que tem, já seria um "sonho" para o Houston.

Nenhum comentário:

Postar um comentário