quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Coluna Fade- Away: Os campeões ainda tem fome

A fome de títulos de Kobe e seus comandados ainda é impressionante, e o Lakers parece (dividindo o posto com os Celtics) um pouco na frente dos outros times da NBA na corrida pelo título. Com a campanha irregular do Orlando Magic, perdendo jogos aparentemente fáceis e os tropeços fora de casas de equipes como Cavs, Hawks e Nuggets os dois parecem voltar à rivalidade da década de 80 onde as duas franquias colossais se enfrentavam para conquistar o título.

Os pontos fortes desse Lakers, além de Kobe Bryant que é indiscutível, são Phil Jackson, Gasol e Artest.

Ron Artest:
Essa offseason, pós-título para o Lakers, foi boa para os times de cima da tabela, todos tendo alguns reforços bem escolhidos que chegaram para rechear ainda mais o elenco e tornar os fortes ainda mais fortes. Sem dúvidas as contratações de Shaq no Cavs, V.C no Magic e Sheed no C's foram muito faladas, mas possívelmente a mais discutida e a mais criticada foi a chegada de Ron Artest nos Lakers com a "troca" pro Trevor Ariza.

Artest que tem esse seu jeito polêmico, causou um frio na barriga da torcida de LA, todos se perguntavam se o ala poderia exercer uma influência negativa no time e acabar com aquele bom entrosamento que levou ao título. Ele chgou a ser chamado de "o novo Rodman", a meu ver corretamente, um cara 'meio louco' mas que tem um grande potencial e só precisava de uma conversa com um cara bem centrado para descobrir e se propor a fazer seu papel no time, o nome dessa figura que ajudou os dois é o técnico Phil Jackson.

Agora Ron é o que o Lakers precisava, tem a experiência e a versatilidade (força e velocidade) para marcar com eficiência qualquer jogador nas posições 2, 3 e 4 além de "quebrar o galho" marcando armadores e pivôs, e ainda participar do ataque quando necessário. Artest pode "poupar" Kobe de marcar o craque dos outros times.

Phil Jackson:
Os números falam por ele, conseguiu 11 títulos da liga sendo 1 como jogador e 10 como técnico (6 com o Bulls e 4 com o Lakers), introduziu a técnica ofensiva dos triângulos na NBA que é muito complexa para as defesas de outros times, ele ja falou que os jogadores que necessita para usar o triângulo não precisam ser muito talentosos e sim muito inteligentes para entender os esquema.

Para alguns pode parecer um "velho" que só fica sentado lá no banco, mas Phil é um grande treinador chamado por alguns de "mestre Zen" devido a sua calma e inteligência de "ler o jogo" e dar as instruções corretas.

Pau Gasol:
Quando ele chegou no Lakers eu pensei: "É, deve ajudar o time..." mas ele mudou a cara da equipe, agora Kobe tem um parceiro para dividir uma boa quantidade de arremessos que antes ele forçava. A química entre os dois foi perfeita, o entrosamento evoluiu como a dupla se conhecesse há anos e a campanha do Lakers se tornou sempre impecável, com uma "média" de uma derrota a cada 10 jogos.

Nessa temporada...
As peças estão encaixadas, o Lakers parece estar tão forte quanto o LA tri campeão do início da década, sendo que esse possui mais peças que podem decidir.

O banco é uma coisa curiosa, não tem peças de grande valor se tirarmos Odom e alguns lances de Shannon Brown mas é eficaz, principalmente pelo triângulo e a defesa vem surpreendendo nessa temporada

Não sou Lakers, e no pessoal não quero ver o Lakers campeão (pq não gosto de bi-campeões), mas admito que o time está muito forte, só ganhou defensivamente sem perder nada no ataque (se Ariza era nota 6 no ataque e 8 na defesa, Artest é 7 no ataque e 9 na defesa) e que até os outros fortes não parecem tão fortes para bater o LA em uma noite comum, só os Celtics ainda são a "minha esperança" para não ver um bi-campeão, que não aconteceu desde o proprio Lakers de Shaq e Kobe, o qual foi tri. Um aviso aos outros concorrentes, organizem-se pois esse Lakers aí está com fome de campeão...

4 comentários:

  1. Ei esqueceram de numerar Odom como uma das peças mais importantes do Lakers. O time que parar Kobe não para Odom, o candyman.

    ResponderExcluir
  2. cara,vc ta escrevendo muito bem.
    Acho q o boston ganha esse titulo pq p mim tem mais banco,como Glen davis,leon powe,kendrik perkins e edie house.

    ResponderExcluir
  3. João, Leon Powe ta no cavs e Perkins é titular :D

    ResponderExcluir