sábado, 9 de janeiro de 2010

Coluna Fade-Away: Entendendo o garrafão do Cavs

O Cleveland surpreendeu quem acompanha NBA com um início de temporada irregular, para quem é um dos candidatos ao título, mas agora o Cavs está melhorando significativamente depois de começar a aprender a lidar com a presença de Shaq no quinteto titular e o brasieliro Anderson Varejão vem desequilibrando cada vez mais do banco de reservas.

O Cleveland agora usa formações defensivamente próximas às do Lakers que tem 3 pivôs ótimos (Gasol, Bynum e Odom); já o time de Ohio também está aprendendo a lidar com o seu trio (Shaq, Ilgauskas e Varejão), e ter um trio de bons pivôs de estilos diferentes é ótimo. Entendam:

Bynum e Shaq são o tipo de pivô mais físico, de jogadas de força, que fica lá em baixo pegando rebotes e atrapalhando infiltrações. Gasol e Ilgauskas são do tipo de pivô também muito grande, mas um pouco mais móveis, que fazem bloqueios e giram também para fora do garrafão pois tem um bom aproveitamento de arremessos de média distância. Varejão e Odom são do tipo de pivô enérgicos que vem do banco para mudar o jogo, sendo que Varejão de destaca por sua raça de brigar por cada bola e Odom por sua versatilidade podendo marcar pivôs e alas além de esporadicamente armar o jogo no ataque, abrindo espaços para movimentações ofensivas.

Para o Cavaliers e Lakers não existem muitas dificuldades defensivas no garrafão, principalmente para o Cavs que se quiser pode "improvisar" o LeBron na posição de ala-pivô que e mandar o Varejão para a posição 5 (pivô) dando uma velocidade enorme ao ataque. Se precisarem de rebotes, colocam os dois gigantes em quadra e Big-Z e Shaq resolvem a parada. Já se tiverem que sair de uma defesa pressionada onde Shaq e sua "estática" seriam ruins, eles colocam por mais tempo a dupla Ilgauskas-Varejão que é móvel no ataque e sabe defender bem.

Varejão é o leão da defesa, raça e vontade é o seu sobrenome, isso faz dele um "xodó" da torcida. Anderson causa muita diferença na defesa e nessa temporada também no ataque do Cleveland, o ala-pivô modifica o jogo, vejam nos números dessa terça retirados do site da NBA:

Com o brasieliro em quadra nessa temporada o Cavs jogou 1050 minutos - Fez 111.6 pontos de rating (a cada 100 posses de bola), e sofreu 94.4 de rating (a cada 100 posses do adversário). Com Anderson no banco o time fez 102.7 pontos (a cada 100 posses) e levou 106.5 (a cada 100 posses do adversário). E ainda é o lider da NBA no ranking de "esforço" (+/-) .

Isso fez o redator do site da NBA (John Schuhmann) chamar Varejão de o 2° MVP do Cavs na temporada, mesmo com outros jogadores tendo temporadas boas como Mo Williams e Shaq desequilibrar na hora certa. O que eu concordo, e ponho ele na briga para o troféu de 6° homem e da equipe defensiva no ano da NBA.

O Cleveland está mostrando que se deu bem com a aquisição de Shaq e Varejão está jogando muito bem. Se continuar sabendo mesclar e manter saudáveis o trio de pivôs, como faz o Lakers, eles causarão problemas nos playoffs para os outros candidatos a título como o Lakers, Celtics, Orlando e etc.

Galera, mandem comentários aí, e principalmente assuntos para as próximas colunas! E discutam se concordam ou não, deem seus pontos de vista... Podem usar esse espaço para comentários como uma mesa redonda sobre o tema e outros...

Aviso: A coluna vai ficar saindo todo sábado às 16:00; se no meio da semana surgir algum assunto "meio urgente", que mereça e eu tenha tempo de postar farei isso também, só que em um horário aleatório. Os "pedidos" também vão sair nas postagens regulares, vou adiantar o tema das próximas que é sobre o resurgimento do Mavs e a outra sobre o novo Kings... ambas pedidos de leitores. Continuem Acessando e Divulgando nosso blog NBA Websportiva!

3 comentários:

  1. Pra explicar um pouco o +/- (ou "esforço" como o Lucas falou)

    Quando o Varejão tá em quadra o time faz mais pontos do que leva, quando ele tá no banco o time leva mais do que toma.. e ele é o jogador que mais diferencia esse ranking na temporada, ele é o jogador que tem o rating mais positivo, ele seria o cara que mais muda um time na NBA...

    ResponderExcluir
  2. O Varejão destaca-se muito por sua raça em quadra. Pra mim só não é o melhor 6º homem justamente por causa do Odom, que têm uma versatilidade invejável. Bela matéria, parabéns!

    ResponderExcluir