sábado, 16 de janeiro de 2010

Coluna Fade-Away: Mavs e Dirk se levantam

À pedidos aqui está uma análise sobre o Mavs que apesar de ter tropeçado nas últimas pertidas vem fazendo uma boa acampanha na NBA e já venceu alguns candidatos ao título.

Em 2007 quando o Mavs tinha feito uma campanha impecável com 67-15, sendo que no ano anterior (quando começei a acompanhar mesmo a NBA) o time liderado por Dirk Nowitzki (MVP do ano) havia chegado às finais da NBA e perdido de virada para o Miami Heat por 4-2 as finais (lideravam por 2-0). Nesse 2007 os Mavs eram junto com Spurs, Suns, Pistons e o Cavs (do ascendente LeBron) os favoritos para chegar ao título de campeão da NBA.

Como o primeiro adversário o Mavs teria um fraco Warriors de campanha 42-40 classificado em 8° no oeste, só que esse fraco time liderado por um, na época, iluminado Baron Davis (que é bom jogador, mas parece que só joga quando quer) acreditou na campanha "We Believe" e venceu o forte time de Dallas com uma moral tremenda por 4-2.

Desde aquela zebra histórica o Mavericks nunca foi o mesmo, um time que depois da partida que me fez viciar na NBA contra o Suns, sem dúvidas um dos jogos mais emocionantes de temporada regular que ja vi, em março de 2007, o Dallas de favoritíssimo em 2007 passou as duas temporadas anteriores com campanhas fracas 7° e 6° lugar, perdendo para o Lakers em 2008 na 1° rodada e para o Nuggets nas semi finais do Oeste no ano passado.

Porém esse espaço de queda não foi jogado no lixo, trocas levaram o experiente armador Jason Kidd e o dono do arremesso mais feio da NBA - Shawn Marion - para o Dallas. Reforços como Tim Thomas e Drew Gooden trouxeram uma estabilidade para o garrafão na reserva além J.Terry e Barea que cresceram e agora entram para "infernizar" as defesas adversárias. Dirk manteve seu estilo de jogo e se tornou cada vez mais um líder da equipe. A única pedra no sapato, a meu ver, é o pivô Eric Dampier, ele não faz mais diferença alguma e não consegue mais parar os pivôs all-stars, ele é, com o perdão da expressão, um inútil no time e se o Dallas sentasse ele colocando Drew Gooden (que eu também não gosto muito) de titular, acho que seria mais proveitoso...

Dirk também voltou mais aos holofotes, parece que depois da eliminação para o Golden State em 2007 ele tinha perdido um pouco do foco, passou as duas últimas temporadas tendo boas médias mas sem quele brilho necessário de resolver jogos que promove um candidato a MVP, esse ano ele voltou a ter as jogadas cruciais que estão fazendo o alemão sempre rodear entre os candidatos a melhor jogador nessa temporada.

O Dallas é um time mais equilibrado agora, mais perigoso, até agora são a 2° melhor campanha do lado Oeste. O Mavs agora na minha opinião não é um time que vai brigar pelo título, no máximo chega na final da conferência oeste, mas pelomenos pode honrar aquele time fortíssimo de 2007 fazendo uma campanha que mesmo com certos tropeços é bem estável.

Galera, mandem comentários aí, e principalmente assuntos para as próximas colunas! E discutam se concordam ou não, deem seus pontos de vista...

7 comentários:

  1. Acho que o Dallas tá se estruturando, porém o time tem uma enorme dependência do Dirk, tanto é que qnd ele não atua bem, o time não rende. O problema no garrafão dos Marvs é bem antigo, o Gooden tá "quebrando o galho" somente.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Lucão, ótima postagem!

    ResponderExcluir
  3. Boa abordagem , mas quando dizem (disseram aqui nos comentários) que o Dallas depende do Dirk , é errado , o Dallas , nesse ano venceu o Spurs que é um time considerável sem o Dirk (Spurs do técnico Popovic que por sinal disse a alguns anos que o unico time que poderia vencer o Spurs era o Dallas) ... Em relação ao Dampier - Mark Cuban , bilionário dono do Dallas , fez pra ele e pro resto do time um contrato que permite ao time que o possuir o direito de dispensa-lo pagando uma ''pequena indenização''
    esse contrato vai ser aproveitado , na proxima temporada para contratar um all-star ou bons role-players , dependendo da campanha esse ano .
    Por isso , o contrato dele , (que vale aprox. 10 milhões de dolares) não é completamente inutil .

    Ps- O contrato dele é inflado , justamente porque na época que ele foi reassinado a NBA carecia de bons Cs . Fato que não ocorre Hoje . Belo Post ...

    Let's Go Mavs !!

    ResponderExcluir
  4. realmente o Mavs tem um elenco muito bom.

    Kidd
    Barea
    Marion
    Nowistky
    Dampier

    tem dois excelentes jogadores vindo do banco,
    terry e howard
    além do esforçado gooden. porém. o problema com o dampier no garrafão realmente faz a diferença

    ResponderExcluir
  5. só uma correçao, em 2008 nao primeira rodada o Dallas foi eliminado pelo NO Hornets, e nao pelo Lakers, que eliminou o denver. Fora essa erro a coluna ta otima.

    ResponderExcluir
  6. Cresceu.. e só. Não passa de um timinho sem títulos.

    ResponderExcluir
  7. o Time do Dallas soh vem crescendo, tenho certeza que o Dallas, chega pelomenos as semi-finais dos Playoffs, com o Dirk, Kidd e Terry acabando com OS JOGOS...
    aew show esse post...

    ResponderExcluir