quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Série “Lendas da NBA” – Wilt Chamberlain

Hoje na Série “Lendas da NBA”, o homem de 100 pontos Wilt Chamberlain

Início

Wilton Norman Chamberlain nasceu na Philadelphia, Pennsylvania numa família com 9 filhos. Sempre foi franzino, teve uma pneumonia quando criança que quase o matou. Começou no atletismo: salto em altura (1,98 m), 440 m (49 segundos), 800 m (1:58:3), arremesso de peso (16,3 m) e salto em distância (6,7 m). Mas, como o próprio Wilt dizia, “Basquete dominava a Philadelphia”, então ele foi “obrigado” a tentar o esporte. Wilt era muito alto (com 10 anos ele já tinha 1,83 m). Então, sempre levou muita vantagem quando jogava com meninos da sua idade. Desde o início se destacou pelo poder de pontuação, o equilíbrio e a habilidade de bloquear.

Jogando na Overbrook High School, tinha 31 pontos por jogo. Na final estadual, o time adversário colocou 3 na marcação de Wilt, que mesmo com 29 pontos não conseguiu a vitória. Na segunda temporada, teve um jogo de 71 pontos, recorde da escola até o momento e a escola foi campeã invicta (19-0). Na ultima temporada, Wilt fez 74, 78 e 90 pontos em jogos consecutivos. Terminou o High School com 37,4 pontos de média e 2.252 pontos totais, quebrando o trecorde de Tom Gola. Depois do sucesso, cerca de 200 universidades demonstraram interesse no jogador. Entre as propostas, UCLA ofereceu a ele um papel num filme, Pennsylvania ofereceu diamantes e Kentucky ofereceu um papel na comissão técnica. No final, ele escolheu Kansas, com o renomado Phog Allen.

Em Kansas ele encontrou um novo universo. Lá, havia proibição de negros em alguns locais. Ele simplesmente ignorava os avisos e fazia o que bem entendia. Em seu primeiro jogo, 52 pontos e 31 rebotes, quebrando os dois recordes da universidade. Com o suporte de Maurice King, Gene Elstun, John Parker, Ron Lonesky e Lew Johnson, só perdeu um jogo na temporada.

Continuou as atividades do atletismo na universidade: 100 m (10,9 segundos), arremesso de peso (17 m), salto triplo (16 m) e foi campeão da conferência no salto em altura por três anos seguidos. Chamberlain foi para o time titular do país. Na Final da NCAA contra North Carolina, ele foi marcado por três. Num jogo com 3 prorrogações, o jogo acabou 53 x 54 para UNC, mas Chamberlain foi eleito o MVP do Final Four.

Na temporada seguinte, os times começaram a usar a marcação tripla em Wilt. Com média de 30,1 pontos, não conseguiu levar o time a decisão novamente. Mesmo assim, foi para o time principal da NCAA, junto com Elgin Baylor e Oscar Robertson. Saiu de Kansas na 3ª temporada, com média de 29,9 pontos e 18,3 rebotes.

Harlem Globetrotters

Frustrado com a NCAA, ele queria entrar na NBA. Porém, naquele tempo não se podia entrar na NBA sem completar os estudos. Os Harlem Globetrotters pagaram $50 mil para Wilt se juntar por uma temporada ao time.

NBA

Philadelphia/San Francisco Warriors

Em 1959, Wilt finalmente debutou na NBA. Imediatamente se tonrou o jogador mais em pago da história no seu contrato de novato ($30 mil). O antigo detentor do recorde era Bob Cousy ($ 25 mil). Para se ter idéia, Eddie Gottlieb, dono do Warriors na época, comprou a franquia por $ 25 mil. No time titular, Tom Gola e Paul Arizin, futuros membros do Hall da Fama, ajudaram Wilt. No primeiro jogo, 43 pontos e 28 rebotes.

O primeiro confronto com Russell deu a vantagem a Wilt (30 x 28 em pontos), porém Boston venceu o jogo. Apesar da rivalidade dentro de quadra (considerada uma das maiores da história), os dois foram muito amigos. Na sua primeira temporada, médias de 37,6 pontos e 27 rebotes, recorde absoluto da NBA. 

Ele precisou de apenas 56 jogos para quebrar o recorde de mais pontos da história, enquanto o antigo detentor (Bob Pettit) precisou de 72 jogos para estabelecer o recorde. Ganhou o prêmio de Novato do Ano e MVP (fato igualado somente por Wes Unseld) e quebrou 8 recordes da NBA. Ainda foi o MVP do All-Star de 1960. Chegou as Finais daquele ano contra o Celtics, perdendo.

Depois disso, Wilt pensou em se aposentar, por sofrer muitas faltas duras e marcações triplas. Além disso, ele era visto por torcedores e imprensa como uma aberração. Para convencer Wilt, Gottlieb aumentou o salário do jogador para $ 65 mil. Na temporada seguinte, se tornou o unico a passar dos 3.000 pontos e se tornou o unico (até hoje) a ter uma temporada com mais de 2.000 rebotes. Ainda em 1961, pegou 55 rebotes em um jogo, recorde da NBA até hoje.

Em 1962, teve 50,4 pontos de média, com 25,7 rebotes. Ainda neste ano, talvez a marca de Wilt: o jogo de 100 pontos (36/63 nos arremessos, 28/32 nos lances livres), em 2 de março de 1962 contra o NY Knicks. Quebrou a barreira dos 4.000 pontos. Jogou 3.882 minutos dos 3.890 que o Warriors jogou na temporada. No All-Star, 42 pontos, recorde. Nos Playoffs, novamente o Celtics pela frente. Derrota.

Com a venda da franquia ($ 850 mil), o time foi para San Francisco. Porém, Paul Arizin preferiu se aposentar e Tom Gola foi trocado para o Knicks. O time teve recorde de 31-49 e não foi aos Playoffs. Para 1963/64, teve o reforço do futuro Hall da Fama Nate Thurmond. Chegou as Finais novamente, e perdeu para o Celtics novamente. Na temporada seguinte, o time começou mal e teve problemas financeiros. Antes do All-Star, Wilt foi trocado para o Philadelphia 76ers, antigo Syracuse Nationals, por Paul Neumann, Connie Dirking, Lee Shaffer e $ 150 mil.

Philadelphia 76ers

Quando voltou a sua cidade natal, encontrou o futuro Hall da Fama Hal Greer. A chegada de Wilt acirrou os animos no time. Greer era o líder do time, e não queria perder o posto, além de Lucious Jackson ser o pivô e ter que ser movido para a ala-pivô. Porém, as coisas foram normalizadas ao decorrer da temporada. Nas Finais, novamente o Celtics. No Jogo 7, o roubo de John Havlicek decretou a vitória para o Celtics por 110 x 109. Em 1965/66, foi eleito MVP. Porém, começou a faltar aos treinos. Perdeu as Finais para o Celtics pela 4ª vezes.

Depois de um puxão de orelha, Chamberlain passou a pontuar menos, porém mais eficiente. Foi eleito MVP novamente. Nas Finais de Conferência, Celtics. No Jogo 1, quadriplo duplo para WIlt (24 pontos, 32 rebotes, 13 assistências, 12 bloqueios) e avançou às Finais. Enfrentando o antigo time San Francisco Warriors, ganhando por 4 x 2. Primeiro título de Wilt. Na temporada seguinte, terminou como a melhor campanha pela terceira vez seguida e se tornou o primeiro e unico pivô a liderar a NBA em assistências. Por isso, 4º MVP pra ele. Nas Finais de Conferências, Celtics. Derrota. A série foi prejudicada pelo assassinato de Martin Luther King. Wilt pediu e foi trocado para o LA Lakers por Darrall Imhoff, Archie Clark e Jerry Chambers.

LA Lakers

Ganhando $ 250 mil, se tornou o primeiro MVP a ser trocado (Moses Malone foi em 1982). Se juntou aos futuros membros da Hall da Fama Elgin Baylor e Jerry West. Por problemas de relacionamento com o técnico Van Breda Kolff, chegou a ser banco. Nas Finais, Celtics. Derrota. No ano seguinte, Chamberlain machucou o joelho e perdeu muitos jogos.

Mesmo assim, chegou as Finais contra o Knicks, dos Hall da Fama Willis Reed, Dave DeBusschere, Bill Bradley e Walt Frazier. Mesmo sem ser o Celtics, Wilt e o Lakers perderam. Em 1970/71, o Lakers contratou outro futuro Hall da Fama Gail Goodrich. Porém perderam Elgin Baylor (lesão, final de carreira) e Jerry West por cirurgia no joelho. E enfrentariam Lew Alcindor. Ou Kareem Abdul-Jabbar. Derrota.

Depois dos Playoffs, foi oferecido $ 5 milhões para Wilt lutar contra Muhammad Ali. Ele rejeitou. Na temporada seguinte, 69 vitórias sem West e Baylor, recorde da NBA. Novamente confronto entre Chamberlain e Jabbar. Vitória. Nas Finais, Knicks novamente. Vitória e MVP das Finais para Chamberlain. Em 1972/73, o Lakers perdeu suas peças principais. Porém Chamberlain era ainda mais preciso, estabelecendo 72,7% de aproveitamento, recorde da NBA até hoje. Nas Finais, Knicks. Derrota. Depois disso, Wilt se aposentou do esporte.

Depois da aposentadoria

Wilt se deu bem nos negócios, principalmente em ações. Porém, talvez sua maior paixão depois de aposentado foi o vôlei. Ele fundou e foi o presidente da Associação Internacional de Vôlei em 1974. Foi o MVP do All-Star da IVA e disputou algumas partidas pelo Seattle Smashers. Ele promoveu tanto o esporte, que está no Hall da Fama do Vôlei, se tornando um dos unicos atletas a estar em Hall da Fama de dois esportes. Atuou ao lado de Arnold Schwarzenegger em Conan the Destroyer. Na década de 1980, ajudou Magic Johnson nos treinamentos com o Lakers e quase voltou a jogar. Chegou a receber ofertas do Cleveland Cavaliers e do New Jersey Nets com 50 anos. Participou também de maratonas. Ele morreu por problemas no coração

Legado

Wilt é conhecido como um dos melhores de todos os tempos. Ele ainda é detentor de muitos recordes da NBA. Sua principal fraqueza era o lance livres, sendo o segundo pior em aproveitamento na história, atrás (ou a frente) de Ben Wallace. É o detentor do recorde de mais lances livres perdidos em uma temporada (578, 1967/68) e a 2ª maior marca (528, 1961/62). Está no Hall da Fama, considerado um dos 50 melhores da história pela NBA, 2º melhor pela revista SLAM, 13º melhor atleta americano do século passado pela ESPN e o 2º melhor pivô de todos os tempos pela NBA, atrás de Kareem Abdul-Jabbar

Prêmios

13x NBA All-Star (1960-69, 1971-73)

7x All-NBA First Team (1960-62, 1964, 1966-68)

4x NBA MVP (1960, 1966-68)

3x All-NBA Second Team (1963, 1965, 1972)

2x NBA Champion (1967, 1972)

2x NBA All-Defensive First Team (1972-73)

1x NBA Finals MVP (1972)

1x NBA All-Star MVP (1960)

1960 NBA Rookie of the Year

NBA’s 35th Anniversary All-Time Team

NBA’s 50th Anniversary All-Time Team

Camisa #13 aposentada do Golden State Warriors

Camisa #13 aposentada do Philadelphia 76ers

Camisa #13 aposentada do LA Lakers

Camisa #13 aposentada do Harlem Globetrotters

Membro do Hall da Fama do Basquete

Membro do Hall da Fama do Vôlei

Recordes

1º em aproveitamento/temporada (1972/73, 72,7%)

1º em pontos/jogo (1962/63, 100)

1º em rebotes (23.924)

1º em minutos/jogo (45,8)

1º em rebotes/jogo (22,9)

2º em pontos/jogo (30,1)

3º em arremessos certos (12.681)

3º em lances livres tentados (11.862)

4º em pontos (31.419)

5º em minutos jogados (47.859)

6º em arremessos tentados (23.497)

Dados

Posição / Camisa: Pivô / 13

Altura / Peso: 2,16 m / 125 kg

Data e local de nascimento: 21 de agosto de 1936 / Philadelphia, Pennsylvania

Data e local de morte: 12 de outubro de 1999 / Bel Air, California

NBA Draft: 1959 / Round: 1 / Escolha: 1

Universidade: Kansas

Times: Philadelphia/San Francisco Warriors (1959-64), Philadelphia 76ers (1965-68), LA Lakers (1969-73)

Totais: 31.419 pontos, 23.924 rebotes, 4.643 assistências

Médias: 30,1 pontos, 22,9 rebotes, 4,4 assistências

Melhor temporada (1961/62): 50,4 pontos, 25,7 rebotes, 2,4 assistências

Pior temporada (1972/73): 13,2 pontos, 18,6 rebotes, 4,5 assistências

Fotos

No Ensino Médio

Pela Universidade de Kansas

Com o uniforme dos GlobeTrotters

Lendária foto depois do jogo de 100 pontos

Com Muhammad Ali

Enfrentando Abdul-Jabbar, com o uniforme do Lakers

Com o grande amigo Bill Russell em uma cerimônia

Vídeo

_____________________________________________________

* Próxima lenda da série será Elgin Baylor, também ex-jogador do Lakers e 11 vezes All-Star. É quarta (03/02) às 17 h

2 comentários:

  1. excelente matéria.Realmente,Chamberlain foi o jogador mais atlético de todos os tempos,um monstro inigualável q ficará por toda a história do basquete

    ResponderExcluir
  2. pra mim só não foi o melhor de todos os tempos, porque não consquistou mais títulos , mais pra mim está no top 5 dos melhores de todos os tempo , uma lenda , e excelente matéria (:

    ResponderExcluir