quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Coluna Fade-Away: O 7° homem do Lakers

Alguns times tem de fazer ajustes para "arranjar" um sexto homem que ajude ao banco a pontuar enquanto os titulares respiram no banco, outros times tem um sexto homem e estão felizes com isso, mas outros tem mais sorte, como o Lakers que tem como 7° homem o Shannon Brown, deixe-me explicar:

Shannon tem médias de quase 8 pontos por jogo, o que não é lá muito impressionante, e nem se destaca nos outros quesitos como rebotes (2.0) ou assistências (1.3) por jogo mas nas últimas partidas que eu acompanhei do Lakers (principalmente com a ausência de Kobe) deu pra notar um cara mais cauteloso, que estava mais "sabendo o que fazer" , que com os minutos que participa produz bem e ainda dá enterradas de respeito para levantar a moral do time.

Comparo a evolução de Brown com a do ala-pivô do eterno rival Boston Celtics. Confesso que Glen Davis era motivo de risos meus até substituir KG ano passado e surpreender a todos com excelentes partidas.

Shannon não precisou substituir ninguém e não é sequer 6° homem do Lakers (posto ocupado por Odom, que pode ser titular fácil na maioria das outras equipes da liga) mas o camisa 12 vem ajudando muito com sua explosão e boa defesa, podemos ver até uma evolução no repertório de jogadas, o jogador verticalizado que infiltrava exageradamente agora roda mais o jogo e arrisca chutes de fora. Mostra um jogo diferente do que vimos nos outros times que passou e que está e continuará sendo bem útil para o time de Los Angeles na disputa pelo bi-campeonato da liga. Na última partida contra o Warriors anotou um duplo-duplo com 27 pontos e 10 rebotes e foi excencial para a vitória do time.

Quando o Lakers trocou Radmanovic com o Bobcats todos falavam que tinham adquirido Adam Morrison e "mais um ala-armador", de só mais um esse cara passou a se chamar Shannon Brown e Morrison que caiu em esquecimento com ínfimos minutos por jogo.

Fiz esse post antes do fracasso que principalmente ele e Gerald Wallace proporcionaram no sábado do All Star, mas a boa temporada que ele vem tendo não vai cair só devido a esse Slam Dunk.

Galera, mandem comentários aí, e principalmente assuntos para as próximas colunas! E discutam se concordam ou não, deem seus pontos de vista...

3 comentários:

  1. SB12# tah muito foda no lakers gosto do jeito q ele joga e pode vir a substituir Fisher daqui alguns anos

    ResponderExcluir
  2. Não concordo fabricio, Brown pode estar jogando mais coletivo de SG, mas substituir um armador nato como o Fisher acho que não dá pra ele...

    ResponderExcluir
  3. A realidade é que Brown ainda têm muito a evoluir, numa equipe de grandes jogadores, que na ausência de sua estrela maior ganhou jogos incríveis e nas partidas que perderam criaram extremas dificuldades aos adversários, imagino Brown se tornando um segundo Jordam Farmar para os Lakers, um jogador excepcional mas com minutos desprezíveis em quadra, acabou por se acomodar com a reserva. Odom é outro cara que seria titular em qualquer outra equipe da NBA, em alguns poderia concorrer ao posto de franchesing, mas no Lakers tá mais que satisfeito com o posto de 6º homem (que para mim poderia ser trocado com a posição titular de Artest). Dito isso, boa sorte a Brown, e se ele realmente quiser ser grande, torcerei por sua saida o mais breve possível do Lakers, algo dificil de acontecer já que na liga dinheiro têm um poder acentuado, e o Lakers é a equipe mais rica da liga.

    ResponderExcluir