sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Série "Jogador em Foco": Brandon Roy

Hoje, no "Jogador em Foco" nós falaremos sobre a vida e a carreira de Brandon Roy, a maior estrela do Portland Trail Blazers.

Biografia:
Roy nasceu em Seattle, Washington, no dia 23 de Julho e 1984. Começou a levar o basquete a sério quando entrou "Amateur Athletic Union", uma das maiores organizações de esportes dos EUA.
Quando era adolescente jogou pelo Garfield High School, em Seattle, onde foi considerado um dos melhores jogadores do Estado no High School. Na década de 90, Roy foi ao "Nate McMillan Basketball Camp", na época que Nate jogava no SuperSonics, e hoje é seu atual treinador no Blazers.

Universidade:
Brandon enfrentou muitas dificuldades para entrar na NCAA, seus pais e seu irmão mais velho não tinham feito a faculdade, e devido sua dificuldade de aprendizagem Roy teve que "suar" muito para passar no teste de Aptidão da Universidade, sua compreensão na leitura era lenta, o que aumentou o tempo que ele precisava para fazer os testes.
Ele fez 4 testes (com professores auxiliares) antes de ter a reunião com o pessoal da NCAA para ver se ele atendia a todos os requisitos para jogar pela Universidade de Washington.
Como ninguém tinha certeza se ele aguentaria aos 4 anos na Universidade, seu pai arranjou a ele um emprego nas docas de Seattle, na limpeza de contenderes de transporte.
Em 2002, Roy começou a jogar pela Universidade de Washington (UW). Lá permaneceu durante os 4 anos sobre o comando do técnico Lorenzo Romar. Lá graduou-se em Estudos Étnicos.
Depois de seu ano como novato, Roy se inscreveu no draft de 2002, mas mudou de ideia depois que seus ex-companheiros de time Nate Robinson e Martell Webster também se inscreveram. Na sua carreira na Universidade teve médias de 14.4 pontos, 5.0 rebotes e 3.1 assistências. Foi selecionado na 6° posição do draft de 2006, mas foi trocado por Randy Foye logo depois de ser escolhido.

NBA:
Seu primeiro jogo da carreira na NBA foi em sua cidade natal, Seattle, contra o Sonics e fez 20 pontos, e 19 no jogo seguinte. Uma batida em seu calcanhar fez com que ele parasse por 20 jogos. Depois da contusão fez seu primeiro double-double da carreira contra o Raptors. Roy liderou os Rookies daquele ano em pontos, com 14.5 por jogo e foi eleito o "Rookie of The Year", foi apenas o terceiro jogador da história do Blazers a ser o Novato do ano.
Em 2007-08, Roy atuou nos primeiros 48 jogos da temporada e na temporada teve médias de 19.1 pontos, 5.8 assistências e 4.6 rebotes. Levou o Blazers a 13 vitórias consecutivas no mês de Dezembro e participou do All Star Game como reserva, fez 18 pontos e teve 9 rebotes mas se machucou no final do jogo, o que teve grande impacto na temporada do seu time.
Aualmente, ele lidera o time em pontos, assistências, roubos e minutos em quadra, em 250 jogos (248 como titular). Na carreira tem 120 jogos com pelo menos 20 pontos e seus quatro "Western Conference Player of the Week", é o segundo jogador com mais (atrás apenas de Clyde Drexler, 10).

Dados gerais:
Nome: Brandon Roy Dawayne
Nascimento: 23/07/1984
Altura: 6-6/ 1.98
Peso: 211 lbs./ 95.7kg
High School: GarfieldHigh School
Anos na NBA: 3
Salário: $3.910.816

Médias da carreira:
Pontos por jogo: 19.8
Rebotes por jogo: 4.6
Assistências por jogo: 5.1
Roubos por jogo: 1.3
Tocos por jogo: 0.2

Títulos e Seleções:
NBA All Star Game Reserve (2008, 2009 e 2010)
NBA Rookie Challenge Team (2006 e 2007)
NBA Player of the Week (4 vezes)
NBA All Second Team (2008-09)
NBA All Rookie First Team (2006-07)
PAC 10 Player of the Year (2005-06)

Curiosidades:

- Tem dois irmãos e uma irmã.
- Cresceu jogando basquete em Seattle com Martell Webster, atual companheiro de time.
- Formado em Estudos-Étnicos
- Tem os apelidos de "B-Roy" e "The Natural" que o narrador dos jogos do seu time deu a ele.
- Trabalhava nas docas de Seattle como limpador de contenderes, e ganhava $10 por hora.

Fotos:



Treinando pela Universidade de Washington




Atualmente no Portland Trail Blazers


No All Star Game de 2008, em New Orleans

Comentário Final: Brandon Roy é o cara de Portland, é ele que faz o ultimo arremesso e que na maioria das vezes escolhe qual a jogada que o time irá fazer. É um ótimo arremessador, tem bastante impulsão para fugir de muitos tocos e lidera muito bem esse novo time. No High School tinha fama de Bad Boy mas na NBA se mostrou uma pessoa muito atenciosa com a midia e é bem respeitado na cidade inteira

Vídeos:

Brandon Roy "Run this Town" mix

4 comentários:

  1. "Tem dois irmãos e uma irmão." ???????

    ResponderExcluir
  2. Seria um boa fazer com o Vlad Divac, apesar dele ter se aposentado já

    ResponderExcluir
  3. N era o lucas q fazia essa série Oo
    Mas ta legal vitor, tu seguiu aquele padrão q ele fazia ^^

    ResponderExcluir
  4. ta muito boa parabéns! em conteudo ta igual aquela matéria do jordan a alguns dias atras e parabéns mesmo

    ResponderExcluir