Potências:
Lakers - O atual campeão já seria cotado normalmente como um dos times favoritos para vencer o campeonato novamente se manter sua base, e imagine se tirar o "lixo" do seu banco e trazer ótimos jogadores? Foi o que o Lakers fez e mesmo com um Heat e um Celtis muito fortes o time da Califórnia ainda entra na competição como o favorito para o 3° título seguido na minha opinião.Mas um dos reforços mais importantes do time certamente foi a renovação com o (para mim) melhor técnico de todos os tempos Phil Jackson.
Reforços importantes: Steve Blake e Matt Barnes
Provável quinteto titular: Fisher, Kobe, Artest, Gasol, Bynum
Fique de olho: Devin Ebanks - O jovem atleta foi um achado do Lakers no draft e é parte do elenco, com alguma contusão o "clone do Ariza" poderá desenvolver mais seu jogo e ser uma das revelações da temporada.
Nuggets - O Denver é daquele tipo de time, que da forma que foi montado tem todo o potencial para duelar contra os Lakers de igual para igual. É um time que manteve seus principais nomes e teve o bom reforço de Al Harrington. O fator crucial é manter todos saudáveis já que a cada ano algum jogador importante do time se machuca.Nenê deve permanecer com seu posto de titular, não é um jogador espetacular para os padrões da NBA mas vem tendo uma regularidade monstruosa nas últimas temporadas.
Reforços importantes: Al Harrington
Provável quinteto titular: Billups, Aflallo, Carmelo, Martin e Nenê
Fique de olho: Ty Lawson - O baixinho armador joga muito bem e pode fazer estrago vindo do banco junto com o ótimo time reserva que o Denver montou com nomes como Chris Andersen e Al Harrington.
Mavs - O Dallas conseguiu corrigir um dos maiores erros da temporada passada, que foi a ausência de defesa no garrafão trazendo Tyson Chandler para o lugar de praticamente nada pois Dampier está muito abaixo do que jogava a anos atrás.Estruturalmente um dos "pontos fracos" que o time parece ter é a estatura com muitos baixinhos na armação e nas alas como Kidd, Barea, Beaubois, Dominique Jones e Jason Terry, mas todos de ótima capacidade técinca.
Reforços importantes: Tyson Chandler e Dominique Jones
Provável quinteto titular: Kidd, Butler, Maron, Dirk e Haywood
Fique de Olho: R.Beaubois - O jovem armador mostrou um enorme potencial em alguns jogos onde recebeu um bom espaço no fim da temporada regular da temporada passada. Com uma grande capacidade de pontuar e jogar em velocidade ele pode ajudar muito o time em determinadas ocasiões de jogo.
Times interessantes:
Spurs - O Spurs sempre é um time que não se pode duvidar, chamado aqui no brasil de São Paulo da NBA graças as arrancadas nos momentos finais da temporada e de sempre nas horas decisivas demonstrar decisividade eles precisam se recuperar do massacre que sofreram na temporada passada perdendo de 4-0 para o Suns. Liderado por seu trio de ferro (que andava enferrujado por lesões) Splitter pode ser o cara para trazer mais competição ao time e um garrafão titular muito sólido.Reforços importantes: Tiago Splitter
Provável quinteto titular: Parker, Ginobili, R.Jefferson, Duncan, Splitter
Fique de Olho: T.Splitter - Nenhum brasileiro nunca chegou com tanta moral na liga, considerado o melhor pivô fora da NBA o brasileiro pode começar uma história de sucesso na NBA e tem tudo para isso: Uma possivelmente titularidade do time e a compania de Tim Duncan, um dos melhores jogadores de garrafão da história da NBA.
Jazz - Em Salt Lake City primeiro a offseason parecia um desastre quando perderam vários dos seus jogadores úteis como Ronnie Brewer, Kyle Korver e principalmente o jovem Wes Matteus e o otimo ala-pivô Carlos Boozer. O time conseguiu uma boa troca por Al Jefferson e dará espaço maior para Paul Milsap montando um garrafão competitivo.Reforços importantes: Al Jefferson
Provável quinteto titular: Deron, Bell, Kirilenko, Milsap, Al Jefferson
Fique de Olho: Gordon Hayward - O jovem ala pode ter uma temporada bem promissora vindo do banco do Utah
Thunder - Um time que manteve a base jovem e trouxe um pivô promissor no Draft pode sonhar em passos mais altos do que uma série disputada de 1° rodada contra o fortíssimo campeão Lakers.Liderado por Durant e Westbrook que vem de um mundial fantástico pelos EUA e evoluiram seu jogo ao terem contato com o "estilo FIBA" de jogar basquete o time pode sonhar um voos mais altos nessa temporada.
Reforços importantes: Cole Aldrich
Provável quinteto titular: Westbrook, Sefolosha, Durant, Green, Krstic
Fique de Olho: Eric Maynor - O jovem armador sabe jogar muito bem nos dois estilo, tanto prendendo a bola cadenciadamente como em um estilo mais veloz e é uma boa opção do banco podendo até fazer um "combo guard" com Russell o que daria muita agilidade ao time.
Rockets - Yao de volta, Scola em grande fase e um perímetro bem interessante, é o que o Houston tem para trabalhar e pode muito bem fazer uma grande campanha, voltando aos playoffs e surpreendendo muita gente.Reforços importantes: Brad Miller e volta de Y.Ming
Provável quinteto titular: Brooks, Martin, Battier, Scola, Yao Ming
Fique de Olho: C.Lee - O time perde um bom defensor como Ariza, mas ganhou Courtney Lee que sabe defender e tem uma boa bola de 3 pontos no ataque.
Outros:
Suns - Perdeu seu principal homem de garrafão (Amare Stoudemire) e trocou Leandrinho por Hedo Turkoglu, no papel parece um time ainda legal mas a falta de um homem de pontuação no garrafão parece muito evidente e isso pode complicar alguma maior ambição da equipe do Arizona. Steve Nash mesmo jogando muito bem vai ter que se superar para levar o time aos playoffs e mais ainda se quiser sonhar com alguma fase mais alta.
Grizzlies - Um time titular muito forte liderado por Rudy Gay e Z.Radolph no garrafão que mesmo tentando melhorar o banco de reservas não passa muita firmeza na equipe e não deve se classificar para os playoffs.
Clippers - O LA Clippers é muito azarado e é dificil fazer projeções para um time assim, mas jogadores como E.Gordon e Blake Griffin são muito talentosos mas quando pegamos o time e ele se organizar bem acho que podem sonhar no máximo com os playoffs.
Hornets - Trocaram o jovem armador Collinson para procurarem algum reforço que agrade o astro Chris Paul, em uma troca com 4 times eles trouxeram Trevor Ariza mas não parecem tão bons e se não fosse por CP3 eu diria que eles seriam um dos sacos de pancadas da liga.
Warriors - O Warriors busca sair do buraco e trocou um punhado de jogadores "úteis" pelo muito bom pivô David Lee. Não creio que alcançem os playoffs e me surprreenderia se chegassem a mais de 30 vitórias.
Blazers - O time sofre muito com lesões na última temporada, tem até um time bom com o ótimo ala-armador Brandon Roy mas é outro que a temporada precisa começar para me convencer de que pode disputar uma vaga nos playoffs.
Kings - Tyreke Evans é um monstro mas não possui companheiros em um nível tão bom, conseguiram no Draft DeMarcus Cousins que tem muito talento mas na hora do time montado mesmo creio que não chegam aos playoffs.
Para terminar essa série de posts para a próxima temporada nos proximos dias postarei o meu palpitão sobre a próxima temporada.
È, o oeste selvagem está cada vez mais domado pelo Lakers, não observo nenhuma equipe a altura do Lakers de forma imediata apesar da espinha dorsal desta equipe está envelhecendo. Imagino mais 3 temporadas com o máximo que o atual plantel pode alcançar e depois disso uma fase de declínio, isto é, se o manager parar de fazer excelentes contratações e negociações. A colocação feita sobre o Lakers colocar o "lixo para fora" caiu como uma luva, e desta forma novamente teremos uma equipe mais perigosa que na temporada passada. Entre as potências a colocação do Nuggets foi justa apesar de tudo mudar se Carmelo Anthony continuar flertando sua saida ainda nesta temporada de Denver, Agora cá para nós, depois do fiasco da eliminação na 1ª rodada dos playoffs na temporada passada, acho que o Mavs até se incluiria entre as equipes "interessantes" mas fora das potências. Este cargo seria facilmente ocupado pelo Thunder a equipe é o futuro da NBA, está bem montado e deverá melhorar seu rankiamento para os playoffs podendo até escolher um adversário mais "fraco" e ir mais longe quem sabe uma final de divisão. Westbrook jogou como ala no Mundial da turquia, e muito bem tomou inclusive minutos da estrela maior do Bulls, Rose, o armador do Thunder embora jovem está mais forte, mais decisivo e mais consciente de sua posição na equipe cestinha Durant nem se fala, no Mundial obteve uma significativa melhora em seu shoot select. Entre os interessantes, Spurs promete, têm técnica, estão bem fisicamente mas a temporada é muito longa para tantos veteranos carregarem uma mesma equipe além disso Splitter deverá tornar-se promissor em duas ou três temporadas a frente. O Jazz trocou seis por meia dúzia com a saída de Boozer, mas perdeu o entrosamento no ataque que já existia entre Carlos e Deron Willians que continua genial mas têm limitações demais em sua equipe. Não creio que o Rockets retornem aos playoffs ainda nem que Yao tenha uma temporada como as de antigamente. O Suns foi uma das equipes que mais perdeu nas negociações, sem referência no garrafão e sem jogadores certos para dar continuidade ao "run and fun" com sorte chegará aos playoffs, sorte e Nash. Creio que está na hora do Clippers crescer, têm equipe para tal, tomara que o fantasma das lesões não reapareçam pois perder o mais promissor novato na temporada passada completa não foi fácil. As demais equipes correm bem por fora, seria surpresa alguma delas chegar aos playoffs, mas infelizmente como a divisão Oeste pareçe estar bem nivelada (por baixo) algo pode acontecer, mas nada para surpreender pois no fim Laker deverá seguir como campeão desta conferência. Flávio Marcos - Natal-RN
ResponderExcluirO time do Lakers é consagrado, mas acho que a gasolina do Fischer não aguenta mais uma temporada. Queria mt ver o tyreke evans em outro time. Concordo plenamente, é espetacular! É all star. Joga demais!
ResponderExcluir