domingo, 31 de outubro de 2010

Coluna Fade-Away: Regra da intolerância

Eu pensei com ingenuidade sobre a nova regra das reclamações da NBA, acreditando em uma certa lógica e uso racional dos árbitros - diferente do que aconteceu nos jogos de pre-temporada - quando se iniciasse a temporada regular, admito que errei.

A nova regra que dá poderes aos árbitros para fecharem o cerco contra reclamações gerou polêmica desde que foi criada, mas agora com alguns dias de jogos já passados é perceptível que o uso dessa regra é ridículo e um erro de arbitragem que merece legítima reclamação gera outro erro maior ainda que dá uma falta técnica e pode até expulsar o jogador que reclamou. Esse erro ocasionará erros maiores de arbitragem incontestados e na expulsão de jogadores famosos por reclamação (tipo Kevin Garnett). Aqui vai resumidamente o que passa a ser punido:

- Movimentos agressivos feitos em qualquer lugar da quadra (ex: socos no ar)

- Não concordar com a marcação feita pelo juiz de forma explícita. (ex: gesticulando sobre como recebeu falta, levantando os braços ou algo assim)

- Correr em direção ao árbitro para reclamar de uma marcação.

- Excessivos questionamentos sobre uma marcação, mesmo que educadamente.

Essa regra é um grande erro e enquanto estou digitando vejo T.Mozgov, pivô do Knicks tomando uma técnica por reclamar de uma falta apenas falando alguma coisa e movimentando o braço. Os jogadores não estão prontos para isso e talvez alguns nunca se acostumem com a regra nova, tomando técnicas, sendo punidos mas continuando a contestar.

A liga pode repensar essa falha, incentivando os árbitros a usa-la apenas quando necessário para evitar reclamações acintosas como aconteceu nas Finais da temporada passada em que Lakers e Boston ganhavam faltas no grito. Além disso deve ter atenção em outras regras que eu vejo como antigas, por exemplo algumas faltas que em um contra ataque onde odefensor abraça o atacante para impedir uma cesta fácil e dar apenas uma posse na linha de lado ou no máximo dois lances livres, algo assim deveria ser falta técnica.

E vocês, o que acharam que devia ser feito sobre essa nova regra?

4 comentários:

  1. cara... essa regra é ridícula... imagina só um jogo importante em q o shaq ou o howard estejam jogando? os caras são enormes e é dificil não haver contato com os adversários... se tiver uma falta mal marcada logico que eles vão reclamar!!!!
    acho q a liga espera que algum dia um dos dois resolva partir pracima dos juízes... dai quero ver quem segura! regra estúpida!

    ResponderExcluir
  2. visitem meu blog:http://centraldobasquete.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Essa regra é mais uma das tentativas do Stern de deixar a NBA chatíssima! Espero que caia em desuso!

    ResponderExcluir
  4. Também tem a nova regra de que não pode usar o Headband de cabeça pra baixo, ridiculo, Rondo deixo de usar agora...

    ResponderExcluir