sexta-feira, 2 de julho de 2010

Coluna Fade Away: No 2° patamar, mas muito úteis

Do que vale um time sem um craque? Quase nada é a resposta, e temos como exemplo disso o Houston Rockets que na temporada passada não tinha nenhum jogador que desequilibrasse uma partida (Brooks tentou, mas não é tão bom para fazer isso todo jogo) mas bons auxiliares, defensores - resultado - nem chegou aos playoffs.

Mas será que só um grande jogador pode levar a equipe a um título de NBA? Creio que não... Esse grande jogador deve ser ajudado por um elenco de apoio, os famosos "carregadores de piano" que muitas vezes são limitados mas podem ajudar muito uma equipe a conquistar seus objetivos e jogadores desse perfil também não faltam nesse free agency.

Para mostrar o perfil de alguns desses bons jogadores que se encaixam nesse patamar montei um "quinteto ideal" de jogadores não badalados mas muito valiosos nesse mercado e que podem ser úteis em 90% dos times da NBA:

Armador: Raymond Felton - Esse jogador é muito subestimado e não tem tanta atenção da mídia porque estava jogando em um mercado pequeno como o de Charlotte mas ele é bem regular e pode suprir a carência na armação de qualidade de muitos times. Médias de 13 pontos e 6 assistências na carreira (com apenas dois erros por jogo) mostam que ele é o típico armador "silent", que não aparece no jogo mais é bem importante para ofensivamente o time fluir.

Ala-Armador: John Salmons - É um jogador conceito, o seu nome é sinônimo de "utility" player, o chamado jogador útil que sabe jogar muito bem em mais de uma posição pois sabe arremessar, passar e defender (claro que não sendo espetacular em tudo) mas é muito útil nos times que ele passa e se não assinar com o Bucks, que pediu renovação, é um dos jogadores mais interessantes do mercado para a posição de SG/SF com suas bolas de isolation no ataque e seu bom potencial.

Ala: Matt Barnes - Um dos jogadores mais exforçados da NBA, Barnes é meio bizarro e encrenqueiro mas tem uma raça e uma disposição defensiva invejáveis e quando é obrigado a aparecer ofensivamente ele tenta com rebotes de ataque e tapinhas na sobra. É um jogador valioso no mercado e por isso mesmo vem sendo pretendido por Lakers, Mavs e Spurs além do seu último time Orlando Magic.

Ala-Pivô: David Lee - Eu me surpreendi com a capacidade de adaptação quem tem esse jogador. Reboteiro no Knicks mesmo com uma estatura bem inferior aos seus matchups de posição (jogava na 5 em muitos jogos) mas conseguia pontuar, pegar rebotes e participar do jogo muito bem. Não vem sendo badalado mas é um ótimo jogador que pode ajudar vários times que precisam de um jogador de garrafão mais ágil, Lee será muito valioso nessa pós-temporada.

Pivô: Brendan Haywood - Ele é grande mas bem limitado tecnicamente, mas por qual motivo está nessa lista? Haywood é um jogador de tamanho raro na liga, e de um custo benefício bem rentável pois mesmo que seu jogo não tenha lá tanto repertório ele faz o que um homem grande faz: Consegue limpar um bom espaço defensivamente e pegar um bom número de rebotes além de usar sua força em dunk's. Bom jogador que pode ser bem útil em algumas equipes.

Portanto, depois de vermos jogadores não de qualidade mas úteis como os 5 atletas apresentados dá pra ver que esse Free Agency (que pelo leque de opções vam sendo chamado lá nos EUA de Draft 2.0) pode mudar bem a cara do seu time e se ele contratar um desses jogadores dá pra ter praticamente a certeza que ele fez um ótimo negócio. E você, qual jogador util queria no seu time para a próxima season?

Nenhum comentário:

Postar um comentário