quarta-feira, 1 de abril de 2009

Matéria Especial: Adeus Jason Williams


Eu me lembro bem da temporada 1999/2000 da NBA. Era uma época que eu havia começado a jogar basquete e tinha muitos ídolos na liga profissional norte-americana. Eu e meus amigos assistíamos aos jogos da terça, quarta e sexta-feira (na época as TVs por assinatura transmitiam três jogos por semana) e tentávamos imitar as jogadas nos treinos.
Nosso programa predileto era o “NBA Action”, que se eu não me engano ia ao ar de quinta-feira na ESPN. Esperávamos ansiosos pelo “Top-10”, com as melhores jogadas da semana. Naquela temporada, era certeza de que haveria pelo menos uma jogada do ala do Toronto Raptors, Vince Carter, e também do armador loirinho do Sacramento Kings, Jason Williams.

Vince Carter já era um astro, mas Jason Williams virou febre entre a garotada naquele ano. Ele sempre fazia uma jogada espetacular por semana. Ele jogava bonito, com dribles desconcertantes e assistências impossíveis. Inclusive, foi comparado ao craque da NBA dos anos 70, Pete Maravich, jogador que inovou o basquete com passes, até então, considerados cenas de “circo”.

Williams estava com a bola toda. Na semana do “All Star Game” em 2000, ele participou do jogo entre os Rookies e foi dono de uma das assistências mais impressionantes da história. Num contra-ataque rápido, levou a bola para trás do corpo e com o cotovelo passou para o pivô Raef LaFrentz, que facilmente fez a bandeja.
Infelizmente, cenas como essa só foram vistas por mais pouco tempo.

Williams ajudou Chris Webber, Vlade Divac e Peja Stojakovic nas excelentes campanhas de 2000 e 2001. Porém, muitas polêmicas atrapalharam a carreira do armador.
Ele foi transferido para o Memphis Grizzlies, onde atuou por quatro temporadas. Em 2005, foi para o Miami Heat, ano da conquista do título da NBA, porém nunca mais conseguiu atingir o status de “superstar”, que uma vez foi considerado.

Jason Williams anunciou sua aposentadoria das quadras em outubro de 2008, após 10 anos de carreira. Uma pena para muitos que se lembram daquelas jogadas maravilhosas desse armador. São essas jogadas que definitivamente ficarão na memória e na história da NBA.

Um comentário:

  1. Merece um 'video da semana'

    http://www.youtube.com/watch?v=rmvnS69rOr4
    http://www.youtube.com/watch?v=SgoijMXFOmA
    http://www.youtube.com/watch?v=EYnW07d062g

    ResponderExcluir