quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Coluna Fade-Away: Onde estão os pivôs? / Uma visão do basquete

Vimos nessa temporada, mesmo com a queda de Dwight Howard já abordada por mim, que ele ainda é o melhor pivô da NBA. Está havendo uma falta de concorrência? Onde estão aqueles pivôs dominantes?

Na história da NBA tivemos duelos memoráveis entre pivôs como Wilt Chamberlain x Bill Russel e Hakeem Olajuwon x David Robinson. Porém da "era Shaq"(que tinha como adversário Tim Duncan) até o exato momento vimos apenas Howard se destacar em dominância, é uma das primeiras vezes que não temos na NBA o tipo de "rivalidade" entre pivôs, a concorrência é pequena e só Howard parece ter o potencial necessário para se "desgarrar do bando".

Uma das explicações que percebi foi o aumento de ala-pivôs como KG, Bosh, Nowitzki, Amare e outros mais que parecem ser pivôs, só que não tem aquela dominância brutal, aquele jogo físico, aquela presença que vemos em Howard. Kevin Garnett é um dos exemplos de "mutação" dos pivôs, KG joga lá dentro usando a força, porém se for preciso que ele finalize uma jogada com o mid-rage shot (arremesso de media distância) ele tem toda a capacidade, diferente de Howard que tem médias ridículas dessas regiões "distantes" da cesta. Outro exemplo brutal é Channing Frye, o "pivô" do Suns que de vez em quando está lá na linha de 3 pontos convertendo alguns arremessos precisos, isso seria impossível para pivôs clássicos tipo Shaq...

Claro que sempre existirão suas variações e creio/espero que isso NUNCA será regra mas o basquete parece caminhar para um biotipo único: Uma equipe com 5 jogadores do "estilo" do LeBron James - fortes, altos, habilidosos, que tem bom arremesso de qualquer região e que ainda tem capacidade de pegar rebotes e dar assistências. Claro que não do jeito que é o LeBron (não existem jogadores desse nível para todos os times) mas, a meu ver jogadores que fazem tudo (alas) serão cada vez mais valorizados.

Eu já dizia sempre, ala (pra quem sabe jogar) é a melhor posição do basquete pois é diferente de um armador que tem que ficar carregando a bola pra lá e pra cá, chamando jogadas e um pivô que tem seu jogo limitado no garrafão, a bater e levar porrada sem tocar muito na bola. O ala é versátil: tanto pode ajudar a carregar a bola quanto a pegar rebotes e o melhor, em um jogo de alto nível ele muitas vezes é o que mais tem chance de arremessar sendo com isso o que mais pontua, o que mais se destaca (Quem são os jogadores que se destacam mais na NBA atualmente? Kobe, LeBron e Wade o que eles são? alas!).

Obs: Mesmo existindo a diferença de SG, SF e PF ainda que cada um desses alas tenha uma expecialidade - SG de "armar", SF de "finalizar" e PF de "rebotear" - é visível uma vantagem levada desses "fowards" no jogo...

De fato a NBA e com isso o basquete, parece estar evoluindo, não sei se para melhor ou pior, mas estão evoluindo. Infelizmente ou não, sou pivô :D

Recado: Galera vou continuar postando, essa aí foi uma sacada repentina q eu tive hoje, as postagens sairão a partir dessa (e de outra do Houston que vai ao ar na sábado), semanalmente pois se não faltará assunto e os posts não terão a mesma qualidade... Comentem e sugiram assuntos!

6 comentários:

  1. Kobe e Wade são ALAS...
    Armadores, certo.

    ResponderExcluir
  2. ñ,são alas.São os chamados SGs(shooting guards).No Brasil essa posição é classificada em tres outras posições(alguns recebem a de armador,ala-armador e ala)

    ResponderExcluir
  3. Vcs não entenderam oq eu quis dizer...
    vou corrigir!

    ResponderExcluir
  4. '...com o mid-rage shot...'

    mid raNge shot, não?!

    ResponderExcluir
  5. mto boa essa natéria..
    e verdade vey na NBA não tem pivo (center) que compita com howard além de shaq mais ja ta velho..
    mas tem alguns centers que vem evoluindo mto como o Brook Lopez entre outros.

    ResponderExcluir
  6. sg são os ala-armadores, pg armadores,sf ala e por ultimo pf são os alas-pivô jogo nessa posição gosto porque sou forte no garrafão e sei chuta de media distancia

    ResponderExcluir