segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Coluna Fade-Away: Superman não faz mais tanta diferença

Para estrear a coluna vamos falar do pivô que não vem mais desequilibrando o jogo para o Magic.

Na temporada passada Dwight Howard era o temor de todos os times da NBA, seu poder atlético era muito eficaz e o Super-Pivô tinha grandes médias em todos os quesitos importantes para quem joga na posição de low-post.

A maioria dos que acompanhavam NBA viam que Howard, na temporada passada, era verdadeiramente um monstro e que ele estava um ou dois degraus acima dos outros pivôs da liga, além de D12 o Magic ainda tinha um esquadrão de chutadores calibrados de 3 pontos inspirados como Lewis, Pietrus, Alston, Turkoglu e C.Lee. Isso fazia do Magic um time de ataque muito preciso que quando estava no mano-a-mano Howard era fatal e quando dobravam a marcação no Super Homem surgiam sempre espaços na linha de 3 e jogadores livres para converter pontos. Foi assim que eles surpreenderam eliminando o Cavs e chegando na final da NBA.

Nessa temporada parece que os times "aprenderam" a lidar com Howard, marcando-o com dobras ou proporcionando um posicionamento que ele não goste muito, e o esquadrão de 3 pontos do Magic foi desmontado apesar de ainda termos Lewis, Pietrus e a adição de Vince Carter. Porém isso não vem adiantando muito e o Orlando não vem mais vencendo muitas partidas, embalado como ano passado. Dois dos motivos a meu ver foram: 1- a queda de produção de Dwight devido a uma marcação melhor e 2- um abandono da tática coletiva do ano passado para um jogo mais individualista explorando o talento de Carter, sendo que certas vezes funciona, mas em outras não funciona.

O ápice dessa queda de produção do pivô, na minha opinião, se deu quando vi as estatísticas de Magic x Suns (11/12) onde o Howard fez 10 pontos porem tentou apenas 1, isso mesmo, 1 arremesso de quadra já os outros 8 pontos saíram da linha do lance livre, e olha que o Suns não tem um garrafão forte, pois quem marca Howard é Channing Frye, não muito bom na defesa. Menos bolas vêm chegando no gigante de Orlando e ele está em alguns jogos fazendo muitas faltas cedo e comprometendo seu tempo de quadra.

Dwight ainda é um grande jogador, claro que é, tanto que sua média de rebotes (apesar de ter caído) continua ótima, sua defesa também, mas o Super Homem agora não faz mais tanta diferença e parece que "desceu" um degrau, sendo que se quiser chegar ao patamar em que chegou Shaq, por exemplo, ele deve encontrar alguma maneira de subir esse degrau denovo.

7 comentários:

  1. muito boa matéria, parabéns :D

    ResponderExcluir
  2. boa mesmo.. o blog é tá ficando ótimo..

    ResponderExcluir
  3. Eu gostaria de pedir que vocês falassem,se vocês puderem falar sobre o Tracy Mcgrady!!!

    Um Abraço pra vcs ae!!!

    ResponderExcluir
  4. ele vem caindo mesmo, mas olha o que ele fez hoje 14/12, haha
    21 pontos e 23 rebotes

    ResponderExcluir
  5. É verdade, num tem como negar, mesmo ele não sendo tão decisivo komo temporada passada ele é um MONSTRO!!!

    ResponderExcluir
  6. cara o foda é q ele é especialista em enterradas e parece q finalmente os times da nba perceberam q fazendo uma marcação q force o D12 a ficar mais longe do garrafão,suas chances de pontuar são muito menores,já q fora as enterradas, o aproveitamento dele é ruim demais


    Essa matéria é muito boa parabéns!!!!!!!!

    ResponderExcluir