sábado, 20 de fevereiro de 2010

Coluna Fade-Away: Analisando o fim das trocas

Acabaram as trocas, alguns times estão confiantes nos playoffs e outros estão esperançosos com as negociações que abrem espaço para oferecer salários altos aos craques que estarão livres na proxima off-season.

Para os times que ainda acreditam em um bom resultado nessa temporada e se reforçaram, esse próximo mês será crucial para entrosar os recém contratados às suas novas equipes e preparar o time para chegar forte nos playoffs.


Aqui vão comentários das principais trocas que agitaram a NBA nessa semana (até o fim do periodo de trocas na quinta):

Mavericks - Wizzards
Caron Butler, Brendan Haywood e DeShawn Stevenson -por- Josh Howard, Drew Gooden, Quinton Ross e James Singleton

Ótima troca para o Mavs que ganhou um bom ala all-star (Butler) que tira uma carga da responsabilidade de pontuar de Dirk Nowitzki e um jogador para revesar com o já desgastado pivô Eric Dampier na posição 5 da equipe (Haywood). Stevenson pode não ser muito significativo no ataque mas defensivamente ele ajuda no perímetro do Mavs. Para o Wizzards sobrou Gooden (que já foi trocado denovo), um irregular Josh Howard e dois defensores razoáveis. A intenção do time da capital dos EUA é poupar dinheiro para a proxima offseason.

Ponto para o Mavs, que com um bom entrosamento pode se tornar uma surpresa perigosa para Lakers e Nuggets no lado Oeste da NBA.

Portland - Clippers
Marcus Camby -por- Steve Blake, Travis Outlaw e mais uma quantia em dinheiro

Camby era outro nome bem falado na liga para uma troca antes do fim da janela de transferências, falavam que ele poderia voltar ao Nuggets, mas o time não tinha peças de troca muito convincentes então o experiente pivô foi trocado com o Portland. Os Blazers foram o time mais castigado da liga em contusões e principalmente no pivô onde Oden e Przbilla estão fora da temporada com lesões no joelho e Juwan Howard esta(va) jogando de titular, o time é um dos piores times da NBA em rebotes e tocos (fundamentos principais dos pivôs). Para o Clippers foi uma troca razoável pois apesar de perder um bom pivô ganharam um armador que organiza bem as jogadas (Blake) e um ala que se ficar saudável pode ajudar muito na pontuação em horas difíceis (Outlaw).

Essas trocas não podem ter tanto sucesso pois todos os três jogadores envolvidos estão em último ano de contrato e podem mudar de time na próxima off-season. Mas em princípio foi boa para o Portland que precisará de uma força no garrafão nos playoffs, se conseguir chegar lá.

Cavaliers - Clippers - Wizzards
Antawn Jamison e Sebastian Telfair (para o Cavaliers); Al Thorton, Zydrunas Ilgauskas e uma escolha de 1° round no Draft- via Cavs (para o Wizzards); Drew Gooden - vindo de Dallas (para o Clippers)

Melhor das últimas trocas, pelomenos para o Cavs que conseguiu em uma só tacada um ótimo PF que pode jogar de SF (poupando LeBron) e se livrar do caro contrato expirante de Ilgauskas, além disso também adicionou à equipe mais um armador coadjuvante que pode ajudar no caso de lesões do perímetro titular (como Mo Williams ou Delonte West) e não forçar LeBron para armar (Telfair). Para os outros dois envolvidos na troca a explicação é simples, poupar dinheiro para convidar as estelas para assinarem contratos caros na próxima temporada além de reformular o time.

Falam que o Wizzards poderia dispensar Big Z já agora e que ele re-assinaria depois de 30 dias com o Cavs por um salário mínimo para veteranos. Se esse movimento acontecer digo que o Cavs será o garrafão mais versátil e com isso o mais forte da NBA, com 5 peças de grande nível para se revesarem (Shaq, Hickson, Varejão, Jamison e Big Z) enquanto outros times contam geralmente com trios bem fortes (Lakers- Gasol, Bynum e Odom) e (Nuggets- Nenê, Kenyon Martin e Chris Andersen).

Bulls - Bobcats
Tyrus Thomas (para o Charlotte) -por- Acie Law e Filip Murray e 1° escolha no Draft (para o Bulls)

O Bobcats precisou, assim como o Portland, reforçar o garrafão já pensando em playoffs e na inconstância de sua área pintada uma das melhores opções que estavam "disponíveis" era Thomas que defende com muita energia e é um bom reboteiro e bloqueador. Já o Bulls queria se livrar do caro contrato de Tyrus para economizar grana buscando um grande jogador para o Bulls proximo ano e conseguiram Murray e Law (ambos de contratos de último ano) além de uma escolha na 1° rodada do draft.

Knicks - Rockets - Kings
Tracy McGrady e Sergio Rodriguez (para o Knicks); Kevin Martin, Jordan Hill, Jared Jefferies e 2 escolhas de primeira rodada do Draft-viaKnicks (para o Houston); Carl Landry, Joey Dorsey e Larry Hughes (para o Kings)

Uma troca que foi confirmada poucas horas antes do fim da janela que envolveu vários jogadores das 3 franquias foi boa para ambos os times...

O Knicks conseguiu seu sonho de consumo (T-Mac) mas como brinca esse vídeo pode ter oferecido coisas demais e acabar se arrependendo dessa troca, ganhou um jogador muito habilidoso só que sem ritmo, mas perdeu peças do futuro (Jordan Hill e as próximas escolhas do Draft de 2011 e 2012)
O Kings perdeu K-Martin (que não estava bem) e S.Rodriguez e ganhou o jogador promissor Carl Landry e o rodado Larry Hughes. O Houston perdeu T-Mac (que não era aproveitado), o bom Landry mas em troca recebeu Jordan Hill que pode vir a ser um jogador muito útil ao time além de escolhas na 1° rodada do draft.

O potencial que tem T-Mac e Martin é indiscutivel, mas os dois jogadores estão em baixa na carreira, diferente da principal aquisição do Kings com a troca, o pivô Landry vem fazendo uma ótima temporada e vai ser um bom reforço para pontos no garrafão do Kings que não tinha fortes reservas.

Celtics - Knicks
Nate Robinson e Marcus Landry (para o Celtics) -por- Eddie House, Bill Walker e J.R.Giddens (para o Knicks)

Tipo da troca que temos esperar se vai dar certo, Nate pode ajudar muito os C's decidindo no fim dos jogos e fazendo 15 ou 20 pontos por jogo, mas pode atrapalhar muito eles sendo irresponsável no ataque. O Knicks inicialmente se saiu melhor na troca pois conseguiu trocar Robinson que estava em seu último ano de contrato e já indicava que iria sair do time e ganhar mais um chutador de 3 pontos (Eddie House). Os outros 3 envolvidos foram para equilibrar o negócio...

- Essa última semana de negociações (e as últimas horas também) foram muito movimentadas, diferentes dos últimos anos. Isso aconteceu muito por causa da próxima offseason, alguns times já jogaram a toalha e estão se preparando para o período de agentes livres com a esperança de contratar alguma estrela e se livrando de seus contratos extensos (e os grandes se aprovaitando disso). Houveram também outras trocas menores já informadas no twitter do blog... Como "decepções" ficaram Amare e Boozer que indicavam que poderiam sair de seus times mas as negociações não deram certo.

Fica a pergunta: Quem será o maior vencedor nessas últimas trocas?
Cavs adquirindo Jamison? Mavs e seu trio? O Knicks que poupou dinheiro e agora tem cap o bastante para contratar dois grandes astros?

4 comentários:

  1. Poderia ser feita uma coluna sobre a nao dependencia de kobe no Lakers, ja que o time ganhou quase todos os jogos que disputou sem ele(só perdeu o ultiomo pro celtics), e que se outros times na liga perdessem suas estrelas (cavs, lebron; howard, orlando; nuggets, carmelo) o time ficaria totalmente sem rumo, o que nao aconteceu com o lakers

    ResponderExcluir
  2. cara muito boa análise , mais só corrigindo você escreveu la que os nuggets tem nene , kevin martin e chris andersen, na verdade é KENYON MARTIN :D

    ResponderExcluir
  3. Anônimo, concordo em parte, pq o Lakers tem gasol, mas o Cavs tem Jamison agora (além do Shaq), o Nuggets tem Billups, o Magic tem Vince Carter...

    A maior prova disso foi no ultimo Denver e Lakers que os Nuggets ganharam em LA e sem o Carmelo contra um Lakers que tinha Kobe Bryant...

    Paulo, vlw cara, vou corrigir ;D

    ResponderExcluir
  4. cara,se o lebron ñ ganhar esses playoffs, eu paro de acreditar q ele é um excelente jogador.Ano passado já tinha um time maravilhoso,mas perdeu.Se se repetir,p mim vai se tornar um grande jogador dos 82 jogos e um fraco dos playoffs

    ResponderExcluir