sábado, 6 de fevereiro de 2010

Coluna Fade-Away: Como os Hawks voam

O Atlanta está voando nessa temporada e tem razões para isso, um dos sucessos do Hawks é o controle do jogo, serem frios e calculistas apesar do time não ser tão experiente, não parecer ser tão cuidadoso e ainda fazer muitas jogadas espetaculares com Josh Smith e Joe Johnson acreditem, o time é o que menos comete erros na NBA com 12.02 turnovers por jogo.

Nas estatísticas ofensivas estão sempre rondando os primeiros postos da NBA em vários quesitos, isso faz deles uma combinação letal de ataque, combinam o cuidado com a velocidade e a força.

Vamos relembrar o passado com as últimas temporadas do Hawks e a evolução na campanha do time desde que Mike Woodson chegou no início da temporada 2004/2005:

2004-2005: 13 vitórias e 69 derrotas (15,9%) ---> time de pior campanha da NBA no ano
2005-2006: 26 vitórias e 56 derrotas (31,7%) --> 3° pior campanha da NBA-empatado/Bobcats
2006-2007: 30 vitórias e 52 derrotas (36,6%) ---> 4° pior campanha da NBA
2007-2008: 37 vitórias e 45 derrotas (45,1%) ---> 8° posição no leste - *
2008-2009: 47 vitórias e 35 derrotas (58,0%) ---> 4° posição no leste - **

* Em 2007/2008 o time surpreendeu os especialistas em NBA e deu muito trabalho para perder do Boston na primeira rodada dos playoffs por 4-3 (vencendo seus três jogos em casa)
** Venceu Miami na primeira rodada por 4-3 e depois levou uma surra do Cavs de 4-0 nas semi-finais do Leste.

Nessa temporada exceto Joe Johnson que tem 21 pontos por jogo, o quinteto titular tem uma média regular de pontos por jogo de +10 pontos isso faz com que todos tenham oportunidades parecidas e forçam pouco arremessos. No banco seguiram o exemplo de vários times, formaram um quinteto de suplentes onde o armador (Jeff Teague) controla bem a bola, os alas, alas de força e pivôs são bons defensivamente e Jamal Crawford carrega esse banco com médias de 17.5 pontos por jogo, a meu ver ele é favorito ao prêmio de 6° homem do ano.

O diferente do time é que às vezes ele tem certos "surtos" inexplicáveis e sofrem lavadas vergonhosas porém muitas vezes acontece o contrário, seu jogo forte e rápido envolve os adversários e eles chegam a vencer por 30, até quase 40 pontos. Isso ficou evidente quando vimos que eles venceram as 4 partidas que jogaram contra o Celtics e perderam as 3 que enfrentaram o Magic.

Dá pra ver que o time evoluiu muito graças a negociações inteligentes com free agents e a trocas meio arriscadas e é claro, via Draft também... Méritos para o staff e Woodson que acreditaram em um plano à médio-longo prazo e em alguns anos transformaram um pior time da NBA em uma talentosa franquia que vem consolidando cada vez mais sua briga nas primeiras posições do Leste.

Galera, mandem comentários aí, e principalmente assuntos para as próximas colunas! E discutam se concordam ou não, deem seus pontos de vista...

*Proxima semana teremos dois posts meio diferentes, um na segunda feira, sobre Gerald Wallace e o outro na quarta-feita sobre o All Star Game. O proprio ASG fez que eu adiantasse as postagens para fazer um preview do evento no post de quarta, então no sábado não haverá post.

2 comentários:

  1. inexplicável* No texto tem inesplicável. ;) Parabéns, vocês são demais. Todo dia estou entrando.

    ResponderExcluir