O futuro da liga, mais precisamente na temporada 2011, está "em risco" pois em julho de 2011 o contrato coletivo entre as franquias e os jogadores da NBA se encerra e aparentemente um acordo para ambas as partes está bem difícil.
O presidente da liga, David Stern, falou sobre o assunto em sua habitual coletiva que ocorre todos os anos com a imprensa durante o All Star Weekend. Ele enfatizou o lado dos donos das franquias que vem tendo prejuizos na casa das centenas de milhões de dólares desde 2005 quando foi assinado o acordo atual - cerca de 200 milhões são perdidos por ano e nesse ano são projetados assustadores 400 milhões de prejuízo somado de todos os donos de franquias.
As franquias já ofertaram um novo contrato aos jogadores, só que com valores bem mais baixos do que os atuais e por meio de sua associação de jogadores os atletas não concordaram.
Stern disse: "E se eles quiserem trazer sua própria proposta, desde que ela lide com nossas realidades financeiras, não tem problema conosco. Na verdade, é o que gostaríamos de fazer..."
Uma declaração anônima de um dono de uma equipe à CBSSports dizia: "Se os jogadores não gostarem do novo acordo, que procurem emprego em outras áreas", essa declaração foi reprovada por Stern e repercutiu entre os jogadores fazendo KG, LeBron e Carmelo Anthony participaram dessa reunião "tensa" na sexta feira onde não foi resolvido nada. Stern finalizou: "Nós mostramos os fatos aos jogadores, e nosso nível atual de renda enviado aos jogadores é muito alto. Posso fugir disso, mas não posso me esconder, e acho que os jogadores também não podem. Esses são os fatos, é esse o problema que temos de tratar. Todas as informações que confirmam essa afirmação vão ser colocadas à disposição dos atletas. Retornos financeiros certificados, o que for preciso, para que possamos ter um diálogo franco sobre como vamos desenvolver, juntos, um modelo de negócio sustentável"
Enquanto isso a discussão se mantém e se a situação não for tratada desde já quando chegar o fim do contrato (1° de Julho de 2011) e uma solução não tiver sido tomada podem haver greves como as de 98/99 quando não houve All Star Game e cada time disputou apenas 50 jogos da temporada regular.
terça-feira, 16 de fevereiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário