quarta-feira, 3 de março de 2010

Coluna Fade-Away: Os novos pivôs

A NBA ainda sente carência de novos jogadores de garrafão, com um veterano que vai completar 18 anos de liga (como Shaq) ainda forte e eficaz na área pintada de Cleveland isso indica algumas coisas: ou Shaq é uma lenda do basquete ou ninguém veio tomar o lugar dele.

Claro que é um pouco das duas coisas, Shaq sem dúvidas é um dos melhores pivôs da história da liga, que chegou já em seus primeiros anos de NBA dominando o garrafão, pontuando muito e forte defensivamente com tocos e muitos rebotes, mas depois de 18 anos ele continua (mesmo que limitado pelo corpo) correspondendo e fazendo cansar alguns bons pivôs novos e "dominantes"como por exemplo Dwight Howard e Andrew Bynum.

Com algumas mudanças de regras da NBA como a "repreensão" do maior contato físico, os pivôs que vem para a liga hoje já não são trabalhados para ter o estilo de jogo só de Shaq, Howard... Os pivôs de hoje tem que combinar força com jogadas técnicas por exemplo ganchos, giros, fintas e até tiros de média-longa distância.

Como já tinha falado em outro post, a NBA vem mudando seu estilo de pivôs, de um estilo Shaquille de muita força e dominância física (descendente ainda dos tempos de David Robinson) e vem se tornando cada vez mais o estilo Tim Duncan mais técnico e com um repertório de jogadas comuns de ala-pivôs (estilo meio que derivado de Karl Malone); do estilo europeu onde os pivôs no ataque são responsáveis por pick-and-rolls e acabam saindo do garrafão para facilitar infiltrações de armadores e de alas, com esse posicionamento eles tiveram que se adaptar para arremessos de média-longa distância.

Os novos pivôs são jogadores do estilo de Andrew Bynum, Brook Lopez, Chris Kaman, Andrew Bogut e David Lee. A força de alguns desses pivôs como por exemplo Lee dos Knicks é o posicionamento na hora do rebote e o ótimo repertório ofensivo no ataque, como ele é muito ágil e baixo também para jogar de pivô 5 ele tenta compensar na velocidade e no repertório de jogadas, deu certo, foi até para o ASG nessa temporada e é o mais regular jogador dos Knicks.

Dos verdadeiros "pivozões" daqueles que usam muito a força física no ataque poucos vem dando certo, esse grandalhões que não conseguem espaço ofensivamente como antes vem tentando melhorar cada vez mais na defesa e temos bons defensores (estilo Ben Wallace) e atualmente como Al Horford, Greg Oden e principalmente Emeka Okafor que por não ter um jogo eficaz ofensivamente entrou na liga para ser um grande defensor e parar os gigantes.

Um comentário:

  1. me agrada mt o estilo de jogo do borgut é pesado mas nem tão lento.
    é lucas, realmente os 5 da nba estão cada vez mais parecidos com os europeus, e eu, particularmente, não gosto nada disso.

    tenho saudade das BOMBAS que eram robinson, malone e shaq (nos bons tempos).

    joão victor barreto

    ResponderExcluir